Petróleo nacional tem recorde de produção em 2015
Da Redação, de Brasília (Com apoio do MME) —
A produção brasileira de petróleo e gás natural, em 2015, alcançou a média de 2.527 mil barris por dia. Essa produção foi 7,7% superior à de 2014, atingindo novo recorde para o País. A informação foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia, salientando que o Governo trabalha com a expectativa de um crescimento de 3%, em 2016, graças à entrada em operação das plataformas Cidade de Maricá, Cidade de Saquarema e Cidade de Caraguatatuba.
No mês de dezembro de 2015, a produção média totalizou 2.619 mil barris diários, a segunda mais alta da história, superada apenas pela produção do mês de agosto, quando foram contabilizados 2.641 mil barris/dia. A produção de dezembro último superou a de novembro em 6,6% e a de dezembro de 2014 em aproximadamente 1%.
Contribuíram para esse crescimento observado em dezembro, principalmente, o Campo de Lula, cuja produção se elevou em mais de 61 mil barris diários, totalizando 442 mil barris/dia, decorrente do início da produção de um novo poço na plataforma Cidade de Itaguaí e do retorno à produção normal da plataforma Cidade de Parati.
Também contribuíram os Campos de Argonauta, operado pela Shell, que vem recuperando sua produção, e de Peregrino, operado pela Statoil, que alcança sua maior produção, 93 mil barris/dia.