Trina fornece tecnologia para solar no Chile
Da Redação, de Brasília (com apoio da Trina Solar) —
O parque fotovoltaico em Marchihue, na zona central do Chile, conhecida como Libertador O’Higgins, acaba de receber um novo projeto de geração de energia solar de 3 MW baseado na tecnologia Trina Solar, líder mundial no fornecimento de soluções para energia solar também agora presente no Brasil.
O projeto foi desenvolvido pela CarbonFree Chile dentro do conceito chileno de geração distribuída de energia em pequena escala, abaixo dos 9 MW. O EPCista foi a Eiffage Energía Chile e a Trina Solar forneceu a solução fotovoltaica inteligente TrinaPro. Com a saturação do sistema de transmissão de energia do Chile, o mercado de projetos em larga escala está encolhendo e, em compensação, o mercado de energia distribuída em pequena escala está aumentando sensivelmente.
O projeto começou a operar em dezembro de 2018 e entrou em fase comercial em fevereiro deste ano sendo que a energia gerada não será menor do que 6444 MWh e a redução de emissões de CO2 é de 46.39 milhões de toneladas ao ano.
Os painéis da Trina Solar fazem parte da solução fotovoltaica inteligente TrinaPro, que inclui os módulos multicristalinos Tallmax TSM-PE14A, e as respectivas unidades rastreadoras de eixo único, permitindo que os módulos sigam o sol de ângulos variados, recebendo luz solar máxima e gerando até 20% de energia adicional.
Em comparação com os sistemas fotovoltaicos fixos, a TrinaPro aumenta a geração de energia e eleva o ROI do cliente entre 1,5% e 3%, graças às inovações em hardware, software, processo de serviços e plataforma em nuvem. Já em comparação com os sistemas de rastreamento tradicionais, há um aumento de geração de energia de 3% a 7,5% e melhora do ROI do cliente entre 0,5% e 1%.