Cemex Ventures investe na Energy Vault
Da Redação, de Brasília (com apoio da Cemex Ventures/Dino) —
A Cemex Ventures, unidade de inovação aberta e Capital de Risco Corporativo da Cemex, anunciou seu investimento na Energy Vault, uma empresa da Idealab que desenvolveu uma tecnologia transformadora para armazenar energia. O novo investimento é também reforçado por planos para apoiar a rápida adoção do mercado e a implantação da tecnologia da Energy Vault por meio da rede estratégica da Cemex.
Segundo a empresa, a tecnologia de armazenamento de energia transformadora da Energy Vault resolve um importante desafio para as energias renováveis, que lutam para substituir, de maneira significativa, a energia dos combustíveis fósseis devido à imprevisibilidade da produção e à intermitência do vento e da luz solar. Consequentemente, as soluções de armazenamento de energia que podem aproveitar a energia de fontes renováveis tornam-se vitais para buscar fontes de energia mais limpas e sustentáveis.
Na ausência de um armazenamento de energia de maior duração e mais econômico, a quantidade de eletricidade que pode ser fornecida à rede a partir de fontes de energia renováveis, embora hoje amplamente acessível, tem sido limitada. Pela primeira vez, o sistema da Energy Vault permite que as energias renováveis forneçam energia de carga básica abaixo do custo dos combustíveis fósseis, 24 horas por dia.
A tecnologia inovadora da Energy Vault foi inspirada em usinas hidrelétricas bombeadas que dependem do poder da gravidade e do movimento da água para armazenar e descarregar eletricidade. Essa solução é baseada nos mesmos princípios bem compreendidos de física e engenharia mecânica usados nessas fábricas.
O sistema da Energy Vault substitui a água com tijolos de concreto personalizados por meio de um uso inovador de materiais de baixo custo. Os tijolos maciços são combinados com o projeto de sistema patenteado e software baseado em algoritmos proprietários para operar um guindaste recém-projetado.
O guindaste coordena a torre de armazenamento de energia e a carga/descarga de eletricidade, respondendo por uma variedade de fatores, incluindo o suprimento de energia e a volatilidade da demanda, elementos climáticos e outras variáveis, como inércia e deflexão do sistema.
Como resultado, a Energy Vault pode oferecer todos os benefícios de um sistema hidráulico bombeado baseado em gravidade com menor preço, maior eficiência de ida e volta, sem a necessidade de topografias específicas de terras e impactos negativos sobre o meio ambiente ou a vida selvagem. É importante ressaltar que, com a longa duração do armazenamento de energia mais econômico da Energy Vault, a eletricidade proveniente de fontes renováveis pode ser fornecida pela primeira vez por menos do que o preço dos combustíveis fósseis, 24 horas por dia. Em abril de 2019, a Energy Vault ganhou o prêmio World Changing Idea da Fast Company na categoria de Energia pelos benefícios econômicos e ambientais sem precedentes que sua tecnologia oferece.
“O armazenamento de energia que permite que a energia seja entregue por um custo menor do que o dos combustíveis fósseis é fundamental, pois o mundo se distancia da dependência de combustíveis baseados em carbono para energias renováveis”, disse Gonzalo Galindo, diretor executivo da Cemex Ventures.
“A tecnologia de armazenamento da Energy Vault é transformadora e estamos extremamente satisfeitos em ampliar nosso relacionamento e apoiar os esforços da empresa. O investimento também é importante porque complementa a parceria de pesquisa e desenvolvimento da Cemex e acelera nossos objetivos corporativos para alcançar uma pegada industrial livre de carbono.”
“A Cemex é um parceiro estratégico fundamental que agrega inovações críticas na ciência de materiais que melhoram tanto a economia quanto a longevidade de nosso sistema de armazenamento de energia e estamos entusiasmados em expandir nossa parceria para receber a Cemex Ventures como investidor”, disse Robert Piconi, diretor executivo e cofundador da Energy Vault.