Vestas tem novo modelo de turbina
Da Redação, de Brasília (com apoio da Vestas) —
Após o lançamento da plataforma EnVentus em janeiro, incluindo as turbinas V162-5.6 MW e V150-5.6 MW, a dinamarquesa Vestas apresentou durante a AWEA Windpower em Houston, Texas, a variante V138-3.0 MW. Com base na arquitetura escalável da plataforma EnVentus, os 138 metros de diâmetro de seu rotor fornecem uma nova proporção entre o tamanho do rotor e a potência nominal do gerador, fortalecendo o portfólio da Vestas com turbinas com produção superior de energia, maior segurança no desempenho e redução do custo nivelado de energia (LCoE).
A V138-3.0 MW tem aplicação global, mesmo tendo sido propositalmente projetada para maximizar o desempenho sob condições de restrições específicas de certos mercados. Combinando o rotor de 138 m com uma torre de 83 m, o novo aerogerador oferece a maior área de varredura abaixo de 152,4 m, limitação relevante nos Estados Unidos. Além disso, segundo o fabricante, os principais níveis de potência sonora da turbina a tornam altamente adequada para operação com pouco vento em mercados sensíveis ao som, como a França, por exemplo.
Chris Brown, presidente da divisão de vendas e serviços da Vestas nos Estados Unidos e Canadá, afirma: “A V138-3.0 MW destaca a capacidade da Vestas de inovar continuamente e liderar o setor no desenvolvimento de soluções de energia customizadas e sustentáveis que atendam às necessidades de nossos clientes”.
“O mercado está se transformando e a energia eólica continua a se expandir globalmente e aumentar sua participação na matriz energética. A plataforma EnVentus foi projetada para atender aos desafios que este segmento enfrenta, incluindo a mudança na regulação do setor de energia e requisitos de rede. Por meio de uma maior padronização de componentes e, ao mesmo tempo, proporcionando a otimização das turbinas, as variantes EnVentus ajudam a garantir de forma eficiente a competitividade de nossos clientes em uma ampla gama de condições de mercado, incluindo aqueles impulsionados por leilões e vendas futuras”, assinalou a Vestas.
Anders Vedel, diretor de tecnologia da Vestas, afirma: “Com a V138-3.0 MW, damos mais um passo à frente na versatilidade e escalabilidade de sistemas funcionais, demonstrando o enorme potencial do desenvolvimento de produtos modulares e como eles apoiam nossa visão de se tornar líder global em soluções de energia sustentável. Ao utilizar muitos dos mesmos componentes das duas primeiras turbinas da plataforma EnVentus, podemos introduzir a V138-3.0 MW para atender às necessidades dos clientes, ao mesmo tempo em que reduzimos o custo nivelado de energia e otimizamos a cadeia de valor”.
Com o lançamento da V138-3.0 MW, a plataforma EnVentus agora cobre um amplo espectro sem precedentes de classificações de geradores de turbina e tamanhos de rotores, destacando a escalabilidade da arquitetura da plataforma. A instalação do protótipo está prevista para o segundo semestre de 2020, enquanto que a produção em série está prevista para o primeiro semestre de 2021.