Statkraft quer triplicar geração no Brasil
Da Redação, de Brasília (com apoio da Statkraft) —
Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Energia e a data desperta atenção da população sobre o consumo consciente de energia e o incentivo ao uso de fontes renováveis. Sabendo de sua responsabilidade socioambiental, a empresa norueguesa pretende triplicar sua capacidade instalada até 2025, que hoje é de 450 megawatts.
“Para nós, o Brasil é um dos principais mercados de crescimento em energia renovável. Dentre os países onde a Statkraft está presente, o Brasil destaca-se como uma das nações prioritárias”, realça Fernando de Lapuerta, CEO da Statkraft Energias Renováveis, subsidiária da Statkraft no Brasil.
Durante os próximos anos, a empresa pretende ampliar seus negócios em energia no Brasil por meio de aquisições e participações em leilões do governo para novos projetos, tendo principalmente como foco projetos de energia eólica e solar.
“Esse crescimento é uma combinação entre M&A (fusões e aquisições) e desenvolvimento de projetos (greenfield) em tecnologias renováveis. Atualmente, estamos avaliando oportunidades para aquisição de ativos e desenvolvimento greenfield nas três tecnologias: hidrelétrica, eólica e solar, afirma Lapuerta”.
A Statkraft no Brasil receberá parte dos cerca de US$ 1,2 bilhão anuais previstos para serem aportados mundialmente pela companhia até 2025.
“Não há dúvidas de que, quando se trata de potencial de geração de energia limpa, o país é uma referência”. Enxergamos sua potencialidade e a perspectiva desse mercado em expansão e faremos investimentos ainda neste ano, afirma Lapuerta.
No final de 2018, a Statkraft comprou oito usinas e pequenas centrais hidrelétricas operacionais no estado do Espírito Santo, da concessionária de energia elétrica EDP Energias do Brasil. Como resultado, a empresa expandiu sua capacidade total no Brasil.
Atualmente os ativos da Statkraft Energias Renováveis, incluem 18 usinas hidrelétricas, das quais, quatro participações minoritárias; um complexo eólico no estado da Bahia formado por três usinas (Complexo Eólico Statkraft Bahia), maior empreendimento detido integralmente pela empresa, com investimentos de aproximadamente R$ 450 milhões; uma usina eólica no estado de Sergipe (Parque Eólico Barra dos Coqueiros), que está localizado no município de Barra dos Coqueiros, estado de Sergipe.