Apagão deixa Argentina e do Uruguai sem luz
A Argentina e o Uruguai amanheceram sem luz em todo o seu território neste domingo após uma falha massiva na rede de distribuição do primeiro país. A empresa Edesur Argentina e a Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) do Uruguai informam que conseguiram retomar o fornecimento de energia em algumas regiões, mas o restabelecimento completo ia demandar ainda algumas horas.
“Hoje, às 7h07m (pelo horário de Buenos Aires), se produziu o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (Sadi), que produziu um corte massivo de energia elétrica em todo o país e que afetou também o Uruguai”, afirmou em comunicado a Secretaria de Governo de Energia da Argentina. O órgão acrescentou que as causas do apagão estavam sendo investigadas e ainda não tinham sido determinadas.
O Brasil não foi afetado pela falha no sistema elétrico que deixou Argentina e Uruguai sem energia elétrica na manhã deste domingo, 16 de junho, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com o ONS, que fiscaliza e opera a rede nacional de energia do País, trata-se de problemas nas redes dos países vizinhos, mas sem impacto na malha nacional.
O órgão técnico passou o domingo monitorando a situação. Informações divulgadas pela empresa Edesur é de que uma falha na interconexão de ambos os países causou o blecaute.
O secretário de Energia da Argentina, Gustavo Lopetegui, afirmou que a causa do apagão de grandes proporções no país ainda não é conhecida. Em entrevista coletiva neste domingo, ele disse: “Nós não temos informação sobre por que (o apagão) aconteceu”. Lopetegui declarou ainda que esperava que a energia seja 100% restaurada até o fim do dia.
A empresa argentina de energia Edesur disse que um problema no sistema de interconexão começou em um ponto de transmissão de energia entre as estações de Yacyretá e Salto Grande. Mais cedo, a Edesur tinha dito que a eletricidade foi restaurada para mais de 1,5 milhão de pessoas. A companhia uruguaia UTE disse que 75% do serviço havia sido restaurado no país.