Aneel tem base de dados sobre investimentos
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disponibilizou nesta quarta-feira, 19 de junho, uma nova base de dados interativa contemplando resultados referentes aos leilões de expansão da geração de energia elétrica no período de 2005 a 2019.
A base de dados revela que, neste período, o volume de investimentos do Brasil em geração de energia superou a marca dos R$ 312 bilhões nos leilões promovidos pela agência, com o acréscimo de 86 gigawatts de potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e a criação de 1,2 milhão de empregos diretos.
Segundo a Aneel, trata-se de ferramenta de fácil acesso e consulta, com relatórios e painéis interativos (no formato Power BI) por meio da qual é possível realizar pesquisas detalhadas de acordo com fonte, status do empreendimento, empregos estimados, além de outros dados. A plataforma permite ainda a busca de empreendimentos por meio de geolocalização.
A ação faz parte da estratégia de boas práticas no âmbito dos leilões promovidos pela Agência, entre as quais a melhoria da atratividade e competitividade dos leilões de expansão da geração e também de transmissão, por meio de ações e aprimoramentos regulatórios.
A estratégia de aumentar a atratividade dos certames contempla ainda a adoção de prazos realistas de implantação de instalações de transmissão e a criação de mais modalidades de leilões de novos empreendimentos de geração (A-4, A-6 e A-7), o detalhamento da Matriz de Riscos nos Contratos de Concessão e a disponibilização dos editais, contratos e demais anexos dos leilões de geração e transmissão.
Está prevista ainda a divulgação da ferramenta de dados para resultados de leilões de transmissão de energia elétrica, realizados desde 1999.