Vestas supera 2 GW em uma turbina no Brasil
Da Redação, de Brasília (com apoio da Vestas) —
A dinamarquesa Vestas recebeu um pedido de 197 MW para o parque eólico Folha Larga II, que ficará localizado no município de Campo Formoso, no estado da Bahia. O pedido, realizado pela EDF, parceiro de longa data da Vestas, inclui o fornecimento e a instalação de 47 turbinas eólicas V150-4.2 MW, bem como um contrato de serviço para a manutenção do parque eólico nos próximos 20 anos.
Com este projeto, a Vestas supera a marca dos 2 GW em pedidos para a V150-4.2 MW no Brasil, apenas nove meses após a variante da turbina ter estreado no país. As turbinas V150-4.2 MW serão produzidas localmente, gerando empregos, expandindo a indústria de energia eólica no Brasil e apoiando a iniciativa do governo de promover fontes renováveis e uma matriz energética mais sustentável.
“Estamos muito orgulhosos por alcançar este marco de 2 GW em um tempo recorde, o que destaca o excelente ajuste da turbina V150-4.2 MW com as condições de vento do Brasil e seu incomparável custo de energia nivelado. Alcançando esse objetivo com nosso cliente EDF, destacamos nossa forte parceria no Brasil. Estamos ansiosos para dar os próximos passos juntos”, afirma Rogério S. Zampronha, presidente da Vestas no Brasil.
A entrega de turbinas está prevista para o segundo semestre de 2020, enquanto que o comissionamento está previsto para o primeiro trimestre de 2021. O parque eólico é uma extensão do projeto Folha Larga, de 147 MW. Uma vez concluído, o parque totalizará 344 MW de capacidade.
A empresa brasileira de energia Echoenergia também fez um pedido de 76 MW para a terceira e última fase do projeto eólico Serra do Mel, cuja primeira fase incluiu as primeiras turbinas V150-4,2 MW da Vestas no Brasil. O parque eólico ficará localizado no Estado do Rio Grande do Norte e, uma vez concluído, terá capacidade total de 273 MW.
Previsto para atendimento a um PPA (Power Purchase Agreement) bilateral, o pedido inclui o fornecimento e a instalação de 18 turbinas V150-4.2 MW com 120 metros de altura de cubo, que foram customizadas para as necessidades específicas do local. Além disso, a nova ordem inclui um contrato de serviço para a manutenção do parque eólico nos próximos 10 anos.
Edgard Corrochano, CEO da Echoenergia, disse: “A Echoenergia está investindo em energia eólica apoiada por um provedor de soluções confiável e experiente, a Vestas, para crescer rapidamente e se adaptar ao mercado de energia em evolução. Como fornecedora independente e altamente eficiente de energia, a Echoenergia foi a primeira a encomendar as turbinas V150-4.2 MW da Vestas no mercado brasileiro, estabelecendo uma parceria forte e confiável”.
A entrega de turbinas está prevista para o segundo trimestre de 2020, enquanto que o comissionamento está previsto para o terceiro trimestre de 2020.
Além desses, a Vestas recebeu um pedido de 281 MW para três parques eólicos no Brasil por meio de um contrato de compra de energia não regulado. O contrato inclui o fornecimento e instalação de 67 turbinas V150-4.2 MW que serão produzidas localmente sob as regras do Finame II do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), na fábrica da Vestas no Ceará.
A entrega da turbina deve começar em 2021 e o comissionamento está previsto para o final do mesmo ano. Os detalhes desse projeto não foram revelados sob solicitação do cliente da Vestas.