Aneel vai mediar divergências com área rural
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
A Aneel realizará, em outubro, reunião entre representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) para tratar de uma denúncia apresentada à diretoria da agência reguladora, nesta terça-feira, 17 de setembro.
Diversos secretários de Agricultura apresentaram à Aneel preocupações sobre a postura das distribuidoras de energia no que se refere ao cumprimento das regras para a revisão cadastral de produtores rurais que recebem benefícios tarifários.
Segundo foi manifestado à Aneel, existem entre os produtores queixas de uma conduta exacerbada das concessionárias no recadastramento, com mais exigências do que seria necessário.
Estatuto do ONS
Em reunião semanal da diretoria colegiada, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou, nesta terça-feira, 17 de setembro, a abertura de audiência pública que tem o objetivo de reunir contribuições à proposta que altera o Estatuto do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O ONS é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados.
Desde a última aprovação do seu Estatuto pela agência reguladora, ocorreram diversas alterações legais e normativas. Por esse motivo, a Agência decidiu analisar contribuições para aprimoramento das propostas de alterações do Estatuto vigente.