MME discute interface entre lixo e energia
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, na quinta-feira passada, 17 de outubro, um workshop sobre recuperação energética de resíduos para produção de energia por meio de usinas waste-to-energy. O evento, que teve participação de aproximadamente 200 pessoas no auditório do MME, contou com apresentações de especialistas brasileiros e internacionais.
O objetivo do workshop foi capacitar o público e as autoridades presentes sobre a necessidade de implantação de usinas de recuperação energética no país (waste-to-energy), mostrando sua relevância para a matriz de energia limpa e renovável e para a proteção do meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
Para o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos, André Osório, a recuperação energética de resíduos, também conhecida como waste-to-energy, tem uma característica especial.
“Ela é uma interface do setor elétrico com outros temas de elevada importância para a sociedade. O suprimento de energia e o gerenciamento de resíduos historicamente foram tratados como sistemas distintos e separados. Porém, existe um trabalho interministerial dos Ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Regional e do Ministério de Minas e Energia, no sentido integrar esses setores da sociedade. Isso torna este workshop especialmente importante, pois temos mais uma oportunidade de observar a nossa sociedade por novos ângulos e buscar promover a economia circular”, disse.
O evento foi co-organizado pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren) e foi transmitido na página do Facebook do MME.