PLD aumenta 32% e reflete afluências no SE
Da Redação, de Brasília (com apoio da CCEE) —
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informou que o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 18 a 24 de janeiro aumentou 32% em relação à semana anterior, saindo de R$ 268,32 para R$ 355,42/MWh, para todos os submercados.
O principal fator responsável pela elevação do preço foi a verificação e estimativa de afluências menos otimistas que as esperadas anteriormente, principalmente no submercado sudeste.
A expectativa para o mês de janeiro é de que as afluências atinjam 64% da Média de Longo Termo (MLT) para o Sistema,mantendo-se abaixo da média para todos os submercados. Hoje, a previsão das afluências dos submercados são de 70% no Sudeste, 53% no Sul, 38% no Nordeste e 66% no Norte.
Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.741 MWmédios abaixo do esperado. Os níveis estão mais baixos no submercado Sudeste (-1.226 MWmédios), no Nordeste (-465 MWmédios),no Norte (-30 MWmédios) e no Sul (-20 MWmédios).
Para a próxima semana, a carga prevista do SIN é 427 MWmédios mais alta em relação à expectativa da semana passada,com mesmo volumo no Sudeste (0 MWmédios) baixa no Norte (-144 MWmédios). Para o Sul, a expectativa é de elevação da carga (+571 MWmédios). Para o Nordeste, a previsão também não sofre alterações.
Com relação ao fator de ajuste do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE), considerando a sazonalização flat da garantia física para o mês de janeiro de 2020. A previsão foi revista de 90,2% para 87,8%. O fator de ajuste do MRE considerando a sazonalização realizada pelos agentes para o mês de janeiro está estimado em 87,5%.