Statkraft inaugura nova sede em Florianópolis
Da Redação, de Brasília (com apoio da Statkraft) —
Em expansão, a Statkraft Brasil, a subsidiária nacional de uma estatal norueguesa de energia renovável, acaba de mudar a localização da sua sede em Florianópolis (SC) do Centro para o condomínio corporativo Square Corporate, em Saco Grande, no Norte da ilha. Com 3.200 metros quadrados, o novo escritório tem o dobro de área do anterior e ocupa um andar do empreendimento, na SC-401, a rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina.
A instalação reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e valoriza o bem-estar dos colaboradores, com destaque aos valores de respeito às pessoas e ao meio ambiente, compatíveis com a sua missão de prover energia pura. Com prioridade para a integração e a multifuncionalidade dos espaços, o projeto se alinha ao plano de crescimento operacional da companhia, focado na triplicação das operações locais até 2025 – com ética, inovação e responsabilidade.
O condomínio é referência em sustentabilidade, mobilidade e segurança e mantém 75% de seus 154 mil metros quadrados em área preservada. O complexo possui parque de energia solar, estação própria de tratamento de água e esgoto, além de sistema para reuso de água da chuva.
Plano de crescimento
Recentemente, a empresa adquiriu novos ativos no Brasil para duplicar sua capacidade produtiva total local. No 30º Leilão de Energia Nova do tipo A-6, a empresa foi a principal vencedora de energia eólica e assegurou 375,6 MW de Contratos de Compra e Venda de Energia (PPA) no mercado regulado, via os projetos Ventos de Santa Eugênia (420 MW) e Serra de Mangabeira (75,6 MW), na Bahia.
No Brasil, a ambição é crescer de forma robusta para adquirir e otimizar ativos em operação, de forma a incrementar a capacidade de geração de energia hidráulica, eólica e solar. Atualmente, o grupo controla 18 ativos de geração de energia eólica e hidrelétrica, com cerca de 450 MW de potência instalada. Para atender a essa expansão, ampliou em 40% seu time Comercial, que atua no Rio de Janeiro, e em cerca de 25% seu time nacional.
Segundo a Statkraft, o projeto visual da nova sede apresenta elementos inspirados no headquarter da gigante norueguesa, em Oslo (Noruega), e no escritório em Dusseldorf, na Alemanha, e na própria natureza das operações da Statkraft. Exemplo disso são as luminárias de aerogeradores e outras feitas pelas Artesãs Filhas do Vento (projeto comunitário desenvolvido pela empresa na Bahia), além do esquema de cores utilizado, que remetem à geração de energia sustentável.
“Ao definir o conceito das instalações, buscamos conectar nossos colaboradores com a realidade das nossas operações. Queremos que, ao entrar no escritório, seja possível reconhecer que se trata de uma empresa do setor de Energia”, diz o diretor de Gestão de Ativos, Thiago Tomazzoli, ao destacar que a concepção do projeto prevê uma longevidade de adequação do novo escritório de até dez anos.
Com a geração de energia sustentável em seu DNA, a ligação da Statkraft com sustentabilidade é uma marca cultural da empresa. A unidade do Brasil, por exemplo, aboliu o uso de copos plásticos um ano antes de o assunto entrar em pauta na Europa. Iniciativas focadas na conservação ambiental são apoiadas pela empresa, de acordo com a analista administrativa do RH Michele Kunz.
A companhia mantém no país, como parte de seu programa de Sustentabilidade, projetos de educação ambiental e de geração de renda que incentivam a produção e a venda de artesanato e produtos alimentícios e apícolas, para beneficiar as comunidades do entorno de suas plantas geradoras de energia.