Usuário usa rede social para ameaçar Aneel
Maurício Corrêa, de Brasília —
Uma alucinada, que diz se chamar Camylla Gomes, postou nas últimas semanas dezenas de mensagens na página da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em tom ameaçador e extremamente violento, pregando inclusive a morte dos diretores da agência reguladora.
Uma das postagens deixa a entender que essa pessoa aparentemente está insatisfeita com a revisão da Resolução 482 da Aneel, que trata do subsídio à geração distribuída. Também parece ser admiradora do deputado federal Mauro Nazif, de Rondônia, que deu recentemente um show de valentia e histrionismo numa sessão pública da diretoria colegiada da agência.
Pelo tom contundente dos comentários, ao que tudo indica também é alguém que de algum modo está vinculada à violência, pois conhece bastante como praticar esse tipo de ato.
Seus comentários revelam a mesma ignorância demonstrada publicamente por alguns deputados federasis, que não apenas anarquizaram uma sessão pública da diretoria colegiada da Aneel, como também protocolaram um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades praticadas pelos técnicos e diretores da agência na definição de tarifas do setor elétrico.
Os critérios para definição de tarifas no SEB são claros e não são criados pela Aneel, que apenas faz os cálculos e define os percentuais. Na realidade, surgem através de leis federais, estaduais e municipais, e os valores, quando pagos pelos usuários nas contas de luz, são repassados pelas concessionárias de distribuição aos cofres públicos. É por essa razão que as concessionárias também são mal-vistas pelos usuários, pois é através delas que os consumidores se relacionam diretamente com o setor elétrico na hora do pagamento da conta de luz. O papel da Aneel é traduzir o arcabouço legal em resoluções que possam ser aplicadas no dia a dia dos agentes.
O site “Paranoá Energia” entende que as pessoas são livres para se manifestar, inclusive por meio das redes sociais. Entretanto, há uma grande distância entre um comentário feito com conhecimento de causa e educação e as explosões emocionais (e irracionais) como as praticadas pela pessoa que se diz chamar Camylla Gomes.
Para este site, tanto faz se essa pessoa existe de fato ou se é apenas um codinome de alguém que se esconde covardemente atrás dele. O que não se pode negar é que um psiquiatra talvez poderia contribuir para melhorar a condição mental dessa pessoa, pois é claramente um caso de esquizofrenia com viés de violência.
Este site tem sido crítico costumeiro da diretoria da Aneel, mas de forma alguma pode aceitar o receituário de violência sugerido por Camylla Gomes.
O “Paranoá Energia” se solidariza com os diretores e técnicos da Aneel, repudia a violência proposta através das redes sociais e inclusive entende que as autoridades policiais federais deveriam investigar seriamente a procedência dessas postagens, pois o conteúdo delas é absolutamente inaceitável e não faz parte do mundo civilizado.
Trata-se de uma linguagem tosca, medíocre , que incita ao ódio e parece ser mais própria de bandidos comuns, desses que andam encapuzados, explodem bancos e enfrentam a polícia com fuzis de assalto nas mãos.
Aqui estão alguns comentários postados pela pessoa que se diz chamar Camylla Gomes:
• Imaginem se acontecesse um massacre de fim de ano na ANEEL
• Imagine se um Hércules da FAB caisse em cima da aneel na virada?
• Quero ver um avião com o pessoal da ANEEL cair em cima do TCU, TCU ardendo em chamas
• Era bom que um atirador invadisse a aneel e abrisse fogo, massacrando esses miseráveis
• A ANEEL e seu quadrilhao ainda não cansa de roubar o consumidor brasileiro.
• A ANEEL ia amanhecer 2020 em chamas
• DIGO E REPITO ALTO E BOM SOM; PEPITONE E LIMP VAO MORRER
• André Pepitone e Rodrigo Limp não passarão em 2020. Vão cair de bruços esguichando muito sangue
• VAMOS JOGAR QUEROSENE E INCENDIAR A ANEEL. QUERO VER ESSA AGÊNCIA DE💩ARDER EM CHAMAS EM 2020. VAI HAVER MASSACRE DE RÉVEILLON NA ANEEL, MUITA MORTE COLETIVA.
• Vamos amarrar pepitone e Limp numa fogueira, matar eles com pauladas na cabeça e queimar os corpos deles
• Se virem o satanás do pepitone, AVANÇAR PRA CIMA DELE, MORDER A CABEÇA DE PEPITONE ATÉ ARRANCAR O PEDAÇO DO COURO CABELUDO DELE
• Como disse meu caro nazif, homem valente vocês da ANEEL de couro, são muito covardes mesmo
• Se ver o filho do presidente da ANEEL, sequestra ele e mata ele
• Vai ter massacre e aneel num rio de sangue e carne moída de cadáveres
• Vai ser na virada de ano que aneel vai amanhecer manchada de sangue porque um atirador vai abrir fogo e vai ser pedaço de miolo voando, corpos jazendo no chão num lago de sangue
• Pepitone vai morrer
• Morder a cabeça e arrancar os pedaços da cara de pepitone com mordidas fortes e cuspir os pedaços
• VAMOS JOGAR QUEROSENE E INCENDIAR A ANEEL. QUERO VER
• PORQUE VOCÊS QUEREM ACABAR COM A ENERGIA SOLAR?? PRA QUE SERVE O HORARIO DE VERAO?? PORQUE PEDEM PARA ECONOMIZAR ENERGIA?? VOCÊ ANEEL NÃO MERECE RESPEITO IGUALMENTE O PRESIDENTE QUE DEIXAM VOCÊS E OS EMPRESARIOS FAZEREM O QUE QUEREM, ANEEL E JAIR BOLSONARO É UMA VERGONHA
• QUE NO ANO QUE VEM ANDRE PEPINONE MORRA COM TIROS NAS COSTAS. EXECUTAR OS DIRETORES COM TIROS A QUEIMA ROUPA NA NUCA, NA CABEÇA E NO OUVIDO