Para CMSE, UHE Sobradinho deve chegar a 60%
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reuniu nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, e avaliou as condições de suprimento de energia elétrica no País, com destaque para o acompanhamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Ao final da reunião, o MME divulgou o seguinte comunicado:
“Com relação à região Nordeste, que enfrentou condições hidrometeorológicas severas nos últimos anos, foi destacada a boa recuperação do armazenamento de seus reservatórios, o que contribui não somente para a geração de energia elétrica, como para os demais usos da água. Referente à usina hidrelétrica – UHE Sobradinho, a expectativa é que seu armazenamento atinja 60% em abril de 2020, o que representará o maior volume de seu reservatório ao final do período úmido desde 2012.
Apesar das condições hidrometeorológicas pouco favoráveis no mês de janeiro nas principais bacias de interesse para a geração de energia hidrelétrica, há expectativa de melhora deste cenário com o aumento das chuvas previstas para os próximos dias, que devem ser superiores à média em boa parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A região Sul ainda permanece com poucas chuvas.
O Comitê reiterou a garantia do suprimento em 2020 e ressaltou que a avaliação da qualidade do período úmido, fundamental para definição da estratégia operativa a ser adotada no setor elétrico brasileiro, bem como das demais condições de atendimento, tem sido acompanhada de forma permanente pelo Colegiado, de forma a identificar antecipadamente a eventual necessidade de medidas adicionais para garantia do pleno atendimento ao mercado de energia elétrica do País.
Informações Técnicas:
Condições Hidrometeorológicas: no mês de janeiro, a precipitação ficou próxima ou abaixo da média histórica nas principais bacias hidrográficas de interesse do SIN. Em relação à Energia Natural Afluente – ENA bruta, foram verificados valores abaixo da média histórica em todos os subsistemas.
Energia Armazenada: no mês de janeiro, foram verificados armazenamentos equivalentes de 24,7%, 23,8%, 44,2% e 21,6% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, e a previsão para o final do mês de fevereiro nesses subsistemas é de 34,0%, 30,5%, 60,9% e 43,6%.
Expansão da Geração e Transmissão: a expansão verificada em janeiro de 2020 foi de 93 MW de capacidade instalada de geração de energia elétrica, 964 km de linhas de transmissão e 1.466 MVA de capacidade de transformação. Dentre os empreendimentos de transmissão, destaca-se a energização da LT 500 kV Barreiras II – Buritirama, que permitiu a elevação do limite de recebimento de energia pelo subsistema Nordeste (RNE).
Estatística de Desempenho do SIN: O ONS apresentou estudo da estatística de perturbações com origem na Rede Básica do SIN no período compreendido entre 2015 e 2019. Conforme informado, os desligamentos em linhas de transmissão tiveram como causa principal as condições meteorológicas adversas, seguida por ocorrências decorrentes de queimadas”.