FV espanhola contrata módulos da JA Solar
Da Redação, de Brasília (com apoio da JA Solar) —
A chinesa JA Solar, fabricante de produtos fotovoltaicos de alto rendimento, anunciou que fornecerá duas centrais solares de 50 MW com módulos mono Perc de alta eficiência de 100 MW em Alvarado-La Risca, localidade da região da Extremadura na Espanha. O início do funcionamento das centrais está previsto para o terceiro trimestre de 2020.
Desenvolvidos e construídos pela Solarpac, companhia solar espanhola, os dois projetos sem subsídios foram recentemente adquiridos pelo Green Investment Group Limited (GIG), que assinou um contrato de aquisição de energia de longo prazo com a Shell Energy Europe Limited.
O contrato de aquisição de energia é um dos principais fatores que impulsionam o mercado fotovoltaico espanhol de volta à escala gigawatt, e leva os investidores a prestarem mais atenção na capacidade de geração de energia e no desempenho de longo prazo dos módulos solares.
Os módulos de 100 MW fornecidos pela JA Solar utilizam células solares fabricadas com pastilhas de silício dopadas com gálio. Em 2019, a JA Solar obteve os direitos de propriedade intelectual da tecnologia de cristais de silício e uso de pastilhas de silício cristalino enriquecidas com gálio para a fabricação de células solares em várias nações e regiões onde estão abrangidas patentes relacionadas.
O uso de pastilhas de silício com gálio pode efetivamente mitigar a degradação inicial induzida pela luz que as células solares com pastilhas de silício com boro tipo-p há muito sofrem. Esta tecnologia permite que os módulos solares tenham desempenho de longo prazo, estabilidade e melhor retorno sobre o investimento.