Enel implementa ações de prevenção ao Covid
Da Redação, de Brasília (com apoio da Enel Brasil) —
A Enel Brasil adotou várias medidas preventivas como parte das ações tomadas pela sociedade para conter o avanço do novo Coronavírus no país. A companhia ressalta que não há impactos no serviço de fornecimento de energia nas áreas de concessão das quatro distribuidoras do Grupo, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.
Segundo a Enel, o atendimento aos clientes segue ocorrendo normalmente, mas a empresa recomenda que os consumidores evitem aglomerações e utilizem os canais digitais de atendimento de cada distribuidora, uma vez que os principais serviços, como segunda via de contas, consulta de débitos, solicitações de parcelamento e contato em caso de interrupção do fornecimento de energia, podem ser realizados à distância, por meio da agência virtual no site das distribuidoras e dos aplicativos da empresa.
As medidas implementadas pela Enel estão focadas principalmente em reduzir ao máximo a circulação e aglomeração de pessoas nas instalações da empresa e, nos casos em que as atividades presenciais que são imprescindíveis, reforçar a limpeza e as restrições de contato determinadas pelas autoridades.
Nos centros de operação das distribuidoras, por exemplo, há restrição de acesso: a entrada está liberada apenas aos colaboradores que atuam nestes espaços. Ao chegarem, há uma verificação diária da temperatura corporal. A utilização dos kits de álcool-gel é obrigatória e não é permitido o cumprimento entre as pessoas com o uso das mãos. Todos os funcionários foram treinados a seguir as recomendações de higiene pessoal, monitoramento do estado de saúde pessoal e prática alimentar. Cuidados como o reforço das medidas de higiene também estão sendo adotados nas lojas de atendimento e Call Center, onde a temperatura dos funcionários está sendo monitorada.
As principais medidas adotadas pela Enel no Brasil são:
- Adoção do trabalho a distância de forma gradativa para todos os colaboradores nos Estados, com exceção de atividades essenciais aos serviços prestados, como a Central de Operação das distribuidoras;
- Fechamento de espaços coletivos nas instalações da empresa em todos os estados de atuação, como auditórios e lanchonetes;
- Reforço das ações focadas no aumento da frequência da higiene das mãos;
- Maior frequência de limpeza de áreas comuns e veículos da empresa;
- Reforço da limpeza de mesas e estações de trabalho compartilhadas pela equipe da Enel no início de cada turno;
- Disponibilização de termômetros, álcool em gel e máscaras nos postos de trabalho;
- Suspensão de viagens nacionais e internacionais.
- Disponibilização de caixas rápidos (autoatendimento) nas lojas para redução de aglomeração em filas;
- Reforço da limpeza nas lojas e disponibilização de álcool em gel;
- Reforço da operação dos canais digitais e da comunicação destes canais para os clientes.