JA Solar desenvolve tecnologia para módulos
Da Redação, de Brasília (com apoio da JA Solar) —
A JA Solar, uma fabricante líder mundial de produtos fotovoltaicos de alto desempenho, anunciou que todas as suas linhas de produção de células MBB monocristalinas de Perc e módulos relacionados podem ser mudadas para produzir módulos e células adotando wafers de silício com dopagem de gálio. Integrando-se com a tecnologia Perc-SE e wafers de grande porte, a tecnologia de dopagem de gálio consistentemente melhora o desempenho tanto da célula como do módulo.
Em 2019, a Shin-Etsu Chemical concedeu à JA Solar seus direitos de propriedade intelectual de “wafers de silício com dopagem de gálio para produção de células solares”, o que pavimentou o caminho para que JA Solar usasse os wafers com dopagem de gálio em todo o mundo. A aplicação de wafers de silício com dopagem de gálio em células solares pode efetivamente mitigar a degradação induzida pela luz (LID, em inglês), que limita o desempenho de módulos solares com wafers de silício tradicional.
A tecnologia de wafer de silício com dopagem de gálio permite desempenho melhorado na geração de energia, particularmente muito melhor estabilidade, garantindo aos clientes benefícios de longo prazo.
Jin Baofang, presidente do conselho diretor e CEO da JA Solar, afirmou: “A JA Solar está empenhada na construção do respeito e reconhecimento da importância da propriedade intelectual. Enquanto focados em pesquisa e inovação, nós aplicamos tecnologias terceirizadas avançadas para otimizar ainda mais nossa performance de produto. A aplicação de wafers com dopagem de gálio na produção de células MBB monocristalinas e módulos de Perc nos permite prover nossos clientes globais com os melhores produtos de energia solar e ajudar na concretização da paridade de rede”.