Ciocchi é eleito novo diretor-geral do ONS
Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS) —
O nome de Luiz Carlos Ciocchi, atual diretor presidente de Furnas, foi aprovado nesta terça-feira, dia 28 de abril, na Assembleia Geral Ordinária do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), como novo diretor-geral da instituição. A decisão foi unânime. Pela primeira vez, por conta da pandemia do Coronavírus, a Assembleia foi realizada em formato virtual.
Ciocchi sucederá Luiz Eduardo Barata Ferreira, que ocupa a posição desde 2016 e cujo mandato termina em 17 de maio. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ciocchi é especializado em gestão, planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional. Foi presidente da Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE), vice-presidente da AES Brasil e AES Argentina. Atuou, ainda, nas empresas Ford e Queiroz Galvão.
Na mesma reunião, agentes do setor elétrico elegeram Alexandre Zucarato, atual gerente de Estratégia e Inovação da Engie Brasil, para a diretoria de Planejamento; e Marcelo Prais, atual assistente da diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios – a mesma que assumirá como diretor. A definição de ambos foi unânime. Assim como o diretor-geral, esses profissionais foram eleitos para o quadriênio 2020-2024 e os mandatos terão início no dia 17 de maio.
Zucarato foi escolhido para o cargo de diretor de Planejamento e sucederá Francisco Arteiro, que atuou no ONS desde a sua criação, em 1998, e concluiu o seu segundo mandato na função, não podendo mais ser reconduzido.
Prais sucede Álvaro Fleury na diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios. Fleury integra o ONS desde 1998 e também estava impossibilitado de recondução.
Marcelo Prais é doutor em Ciência de Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ele atua no ONS desde 2000, quando ingressou como gerente de Planejamento da Operação Energética. De 2006 a 2017, respondeu pela assessoria da diretoria geral. Desde maio de 2018, ocupa a posição de assistente da diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios. Antes do ONS, Prais trabalhou por 14 anos no grupo Eletrobras.
Alexandre Zucarato é doutor em Mercados de Eletricidade, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e formou-se em Engenharia Elétrica e Eletrônica na mesma instituição. Com cerca de 15 anos de experiência no setor elétrico, Zucarato é gerente de Estratégia e Inovação da Engie Brasil, onde atuou por seis anos. Esteve por praticamente quatro anos na Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE), na qual foi gerente de Preços de Energia e, na sequência, de Inteligência de Mercado.