Talita e Marcelo assumem cargos na CCEE
Da Redação, de Brasília (com apoio da CCEE) —
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE realizou na manhã desta segunda-feira, 30 de abril, a cerimônia de posse de Marcelo Loureiro, seu novo conselheiro, e de Talita Porto, reconduzida ao cargo e que assume a vice-presidência do Conselho de Administração. Eleitos durante a 21ª Assembleia Geral Ordinária dos agentes, eles se unem a Rui Altieri, presidente do CAd, e Roseane Santos, nomeada em 2019.
“Estamos com grandes expectativas para essa nova formação do nosso Conselho de Administração. A CCEE é uma casa muito bem estruturada, e que sabe receber bem os colaboradores que chegam, então tenho a certeza de que teremos uma equipe de conselheiros pronta para auxiliar no propósito da Câmara, de viabilizar a comercialização de energia no Brasil”, afirmou Rui Altieri durante o evento.
Por conta das medidas de isolamento social para contenção da pandemia de Covid-19, a cerimônia aconteceu de maneira remota pela primeira vez na história da organização. O fim desta semana marca também o encerramento dos mandatos dos conselheiros Solange David e Ary Pinto, que deixam suas mensagens para o mercado em entrevistas publicadas no site da CCEE.
Talita Porto, que foi indicada à reeleição pelo segmento de geração, integra o Conselho da CCEE desde 2016. É engenheira eletricista, com mestrado em Pesquisa Operacional pela PUC-Rio e especialização em Direito da Energia Elétrica. Tem passagens pela Eletrobras, Cepel, Furnas, PSR, Andrade & Canellas Consultoria, AES Tietê e Renova Energia. Entre 2005 e 2009, foi uma das fundadoras da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Foi ainda conselheira da Abragel e teve atuações em associações como Abeeolica, Apine e Absolar.
Marcelo Loureiro é engenheiro eletricista pela UFSC, com mestrado e doutorado pelo LabPlan/UFSC em Formação de Preços e Planejamento de Sistemas Hidrotérmicos, além de MBA em Gestão de Projetos pela FGV e em CORe (Credential of Readiness) pela Harvard Business School. Seu nome foi indicado pela classe de consumo, que reúne comercializadoras, consumidores livres e especiais. Participou de projetos em diversos países, como Brasil, Argentina, Peru, Nicarágua, Angola e Nepal, e para diversas empresas entre elas CPFL, Tractebel/Engie, ONS, CNPq, Engevix e Desenvix/SNPower/Statkraft. Ultimamente, atuava como diretor de energia da Abiape.