Petroleiras mantém apoio à luta pelo clima
Da Redação, de Brasília (com apoio da OGCI/PRNewswire) —-
Dirigentes das principais companhias globais de petróleo e gás assinaram um documento, assinalando que a pandemia do Covid-19 consolida a luta pela defesa do meio ambiente e não o contrário. Os signatários da carta aberta, reunidos numa organização denominada OGCI ( (Oil and Gas Climate Initiative – Iniciativa Climática de Petróleo e Gás) se comprometeram a continuar a trabalhar em relação aos desafios climáticos.
O documento foi subscrito pelos principais dirigentes das mais importantes petroleiras do mundo: Repsol, Shell, Saudi Aramco, Total, CNPC, ENI, Equinor, Exxon, Occidental, Petrobras, BP e Chevron.
Na íntegra, o documento conjunto tem o seguinte teor:
“As dificuldades sem precedentes que o mundo está enfrentando nos força a concentrar nosso foco no que é realmente importante. Nossa prioridade imediata, como presidentes-executivos, é fazer tudo o que podemos para que nossa gente e nossas comunidades estejam seguras e capazes de confrontar a pandemia de forma eficaz. Vamos trabalhar para ajudar o mundo a se recuperar do choque econômico dessa crise, que em, sem dúvida, tem atingido alguns mais do que outros, mas que impacta a todos nós.
Temos ouvido preocupações de que essa crise pode forçar as empresas de petróleo e gás – e governos de todo o mundo – a protelar a ação pelo clima. A realidade é que, mais do que mudar nossas prioridades, a crise da Covid-19 está cristalizando ainda mais nosso foco no que é essencial: saúde, segurança e proteção do meio ambiente, ao mesmo tempo que fornece energia e produtos vitais que a sociedade precisa para dar suporte à recuperação econômica.
A missão compartilhada dos membros da OGCI, desde nossa formação em 2014, é agir coletivamente no combate aos desafios climáticos e acelerar a resposta global ao risco da mudança do clima, mesmo que apoiemos o crescimento econômico. Nos dedicamos na OGCI e em nossas próprias empresas a manter essa missão.
A mudança do clima é uma realidade que afronta a todos nós e que requer uma abordagem consistente e dedicada. As respostas mais bem-sucedidas a essa pandemia que assola o mundo mostram como a colaboração e a solidariedade são essenciais, quando temos de enfrentar problemas globais. Isso serve para reforçar o valor de nosso esforço coletivo para lidar com o desafio do clima, através da colaboração entre governos, empresas, sociedade civil e a população em geral. Avanços em tecnologia, políticas mais eficazes e investimentos em infraestrutura serão necessários para enfrentar a escalada das dificuldades climáticas.
De sua parte, a OGCI e as empresas filiadas reiteram seus esforços contínuos e compromissos para:
- Acelerar os esforços de redução de emissões em nossas próprias empresas, como através de contínuas reduções das emissões de metano. Estamos tomando providências em nossas próprias empresas para manter investimentos e desenvolvimento de tecnologias em soluções de baixo carbono, de forma que continuemos a cumprir os compromissos climáticos coletivos da OGCI e os específicos de cada empresa.
- Continuar a apoiar o desenvolvimento, implementação e escalada de soluções inovadoras de baixo carbono no setor de petróleo e gás, outros setores e transporte comercial, através da OGCI Climate Investments, nosso fundo de investimentos de mais de $ 1 bilhão no clima.
- Promover oportunidades para aumentar a captura, uso e armazenamento de carbono de forma comercialmente viável, responsável ambientalmente e segura, em estreita colaboração com países da Ministerial de Energia Limpa para descarbonizar múltiplos setores industriais, e através de OGCI Climate Investments.
- Continuar a apoiar governos conforme eles elaboram políticas eficientes que podem acelerar transações energéticas, ao mesmo tempo que estimula o crescimento econômico, trabalhando em particular com nossos parceiros como a Agência Internacional de Energia, a Ministerial da Energia Limpa e a Aliança Global do Metano.
Com todo o mundo cooperando – uma região, um país, uma comunidade após a outra – para conter a pandemia, temos visto a importância da inovação, da colaboração e da coragem para progredir em direção a um futuro mais saudável para todos. Conforme todos os olhos buscam por métodos mais efetivos para sair dessa crise, você pode contar que faremos a nossa parte. Continuaremos a trabalhar com os outros para apoiar a recuperação econômica e a transição para um futuro mais saudável, de baixo carbono”.
A Iniciativa Climática de Petróleo e Gás (Oil and Gas Climate Initiative) é um consórcio liderado por presidentes-executivos, que objetiva acelerar a resposta do setor à mudança do clima. As empresas filiadas à OGCI apoiam, explicitamente, o Acordo de Paris e seus objetivos. Como líderes do setor, respondendo por mais de 30% da produção de petróleo e gás operada globalmente, o grupo objetiva exercer um papel ativo na formação do trajeto global para emissões líquidas zero.
Coletivamente, as filiadas investem mais de US$ 7 bilhões por ano em soluções de baixo carbono. O fundo OGCI Climate Investments é de $ 1 bilhão e aplica em soluções para descarbonizar setores como os de petróleo e gás, industriais e de transporte comercial. A OGCI é formada pela BP, Chevron, CNPC, Eni, Equinor, ExxonMobil, Occidental, Petrobras, Repsol, Saudi Aramco, Shell e Total.