Sinopec conclui maior reator de hidrogenação
Da Redação, de Brasília (com apoio da Sinopec) —
A China Petroleum & Chemical Corporation (mais conhecida pela sigla Sinopec), empresa chinesa líder no setor de energia e produtos químicos, instalou com sucesso o primeiro e maior reator de hidrogenação de resíduos de leito fluidizado (“slurry-bed”) do mundo, com capacidade de 3 mil toneladas em 15 horas. A instalação foi feita no dia 10 de junho na cidade de Zhoushan, estabelecendo o novo recorde no País de maior peso integral içado por um único equipamento.
Projetado pela Sinopec Engineering, o maior reator de hidrogenação unitário de todo o mundo pesa 3.025 toneladas (o que equivale a 17 baleias azuis, o maior animal do planeta) e tem uma altura de 72 metros (236,2 pés, o que corresponde a um edifício de 26 andares). O diâmetro externo do reator é de 6,156 metros (20,2 pés), e a espessura da parede é de 320 mm. Ele é o equipamento principal do projeto de integração de química e refino da Zhejiang Petroleum & Chemical, o qual está em sua fase II e tem capacidade de 40 milhões de toneladas por ano.
A instalação adotou um sistema deslizante de elevação de pórtico hidráulico de 5.200 toneladas para a tarefa principal de içamento, e um guindaste sobre esteiras XGC28000 de 2 mil toneladas coordenou a elevação a partir da outra extremidade
O sistema de elevação de pórtico hidráulico de 5.200 toneladas tem as vantagens de levantar cargas pesadas, deslocar-se integralmente e exigir menos etapas de montagem e desmontagem da torre central. A solução minimizou de forma eficaz o impacto no canteiro de obras e reduziu o período total de construção.