Fluence fornece 6ª geração de armazenamento
Da Redação, de Brasília (com apoio da Fluence/Dino/AE) —
A Fluence, uma empresa controlada pela Siemens e pela AES, divulgou sua tecnologia de armazenamento de energia de sexta geração, combinando hardware construído em fábrica, software avançado e inteligência orientada a dados. Com mais de 12 anos de liderança e inovação no setor, a nova tecnologia está mudando a maneira como os sistemas de armazenamento de energia são construídos e operados – tornando-os mais simples, seguros, rápidos e econômicos para implantar em escala.
A pilha de tecnologia cria a base para três sistemas criados para o propósito, Gridstack, Sunstack e Edgestack, configurados para aplicativos de rede, renováveis e comerciais e industriais (C&I), respectivamente, enquanto atendem facilmente à necessidade de sistemas maiores e frotas maiores de sistemas. A Fluence já foi selecionada pelos principais clientes, como Enel, LS Power, sPower e Siemens, para 800 megawatts, 2300 megawatt-hora, de projetos que utilizam a nova tecnologia.
‘As aplicações de armazenamento de energia exigem sistemas altamente flexíveis que podem ser adaptados a mercados específicos e necessidades dos clientes’ afirmou Brett Galura, CTO da Fluence. ‘Até agora, os clientes eram obrigados a escolher entre soluções personalizadas ou produtos inflexíveis e verticalmente integrados. Essa tecnologia de sexta geração combina nosso conjunto de dados proprietário – entre os maiores do setor – e nossa profunda experiência no setor para fornecer inteligência e flexibilidade incomparáveis, além de adicionar os benefícios da produção em massa para padronizar os recursos de segurança e reduzir significativamente o tempo e o custo necessários para implantar o armazenamento de energia. Na última década, a Fluence reduziu o custo total dos sistemas de armazenamento de energia em 90%; nossa nova pilha de tecnologias se concentra em reduzir os custos sem bateria de sistemas de armazenamento de energia em até 25%, enquanto capacita implementações do tamanho de gigawatt’.
A nova pilha de tecnologias da Fluence inclui três componentes:
- Fluence IQ: os mecanismos de inteligência digital usam dados e aprendizado de máquina para melhorar a tomada de decisões do sistema, gerenciar a degradação da bateria, reduzir custos operacionais e otimizar o envio do mercado de energia.
- O sistema operacional (SO) da Fluence: construída em uma década de desenvolvimento de sistema de controle digital, a plataforma operacional totalmente integrada combina controles abrangentes, visibilidade do sistema e gerenciamento de ativos para melhorar o desempenho dos ativos em um único local ou em frotas inteiras
- Fluence Cube: o bloco de montagem montado na fábrica é 4-5x mais modular que os sistemas tradicionais e incorpora as mais recentes tecnologias para instalação e escala rápidas, operações e manutenção consistentes e melhor controle de qualidade.
O Fluence Cube, SO e IQ incorporam recursos de segurança aprimorados para atender aos mais rigorosos padrões de segurança, como NFPA 855 e UL 9540A. Juntos, eles fornecem a base para três sistemas de armazenamento de energia pré-configurados, otimizados para segmentos de mercado específicos e necessidades do projeto:
- Gridstack: um sistema em escala de utilidade projetado para as aplicações de rede mais exigentes (como aprimoramento de T&D, regulação de frequência e pico de capacidade), com confiabilidade e segurança líderes do setor
- Sunstack: um sistema co-localizado, otimizado para PV, projetado para melhorar e expandir os recursos de geração solar com fornecimento sólido de energia renovável e serviços adicionais de rede.
- Edgestack: um sistema comercial e industrial projetado para suportar aplicativos de mais de 500 kW, com rápida implantação e espaço mínimo para reduzir os encargos de demanda e fornecer energia crítica.
Os principais fornecedores globais de energia e clientes industriais já se comprometeram a implantar a tecnologia de sexta geração da Fluence na Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa. A Siemens está fornecendo Gridstack e Edgestack para clientes na Alemanha, Portugal e Finlândia.
‘O armazenamento de baterias é um segmento em rápido crescimento e crucial para a transição energética. Para a execução rápida e econômica de projetos na área de infraestrutura distribuída de energia, microrredes e eMobility, a produtividade e a modularização das tecnologias de armazenamento são decisivas. Com a nova abordagem de pilha e sistema operacional, a Fluence possui um sistema exclusivo que fornece segurança de ponta’, afirmou Jean-Christoph Heyne, chefe global de redes de futuro da Siemens AG.
‘Tecnologias competitivas em custo, metas de emissões agressivas e maior necessidade de confiabilidade e resiliência da rede estão impulsionando a demanda global de C&I por armazenamento de energia, que a BloombergNEF prevê que atrairá mais de US$ 560 bilhões em investimentos até 2040’, afirmou o CEO da Fluence, Manuel Perez Dubuc. ‘O que separa nosso passado de uso intensivo de carbono de um futuro sustentável é a inflexão do mercado. Com a introdução do nosso design de próxima geração, a Fluence está ajudando a impulsionar essa inflexão, tornando mais econômico, mais rápido e mais seguro substituir as chaminés por pilhas tecnológicas que fornecem às comunidades ao redor do mundo sistemas de energia mais limpos e resilientes’.