BHIP moderniza iluminação pública de BH
Da Redação, de Brasília (com apoio da BHIP) —
As noites estão mais seguras, mais bonitas e mais iluminadas na capital mineira. A BHIP, concessionária responsável pela iluminação pública em Belo Horizonte, já modernizou 95% dos 182 mil pontos de luz da cidade, substituindo as convencionais lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias LED, que, além de iluminarem melhor, são mais econômicas e duram até três vezes mais.
Outra vantagem é que a coloração da luz emitida pelas luminárias de tecnologia LED melhora a experiência do cidadão ao circular pelas vias em período noturno, uma vez que a sua tonalidade apresenta uma melhor reprodução da cor ao olho humano.
Para Marcelo Bruzzi, presidente da BHIP, o avanço no projeto de modernização da iluminação pública da cidade tem agradado os moradores. Prova disso é a significativa redução no número de reclamações registradas na Ouvidoria do Município e o aumento dos elogios. “Esse resultado é reflexo de um plano de ação muito bem estruturado e executado com excelência por nossas equipes. Estamos deixando a cidade mais segura para os cidadãos”, afirma.
A menor taxa de falha das luminárias LED também merece destaque. Enquanto as lâmpadas de vapor de sódio apresentavam uma taxa de falha em torno de 6%, a taxa de falha das luminárias LED é de apenas 1%. Tendo a tecnologia como principal aliada, a BHIP consegue identificar rapidamente essas falhas por meio do sistema de telegestão, instalado nas luminárias das principais avenidas da capital. Essa inovação permite que, com o auxílio de um controlador, o monitoramento seja feito remotamente e com mais eficácia na manutenção e no controle da iluminação.
Outro benefício da iniciativa está no uso de tecnologia de ponta, substituindo as lâmpadas a vapor de sódio e vapor de mercúrio, modelos ultrapassados baseados na indústria química e com considerável potencial poluente. As luminárias LED têm componentes baseados na indústria eletrônica, contribuindo para tornar BH uma cidade que cuida do meio ambiente e preza pela sustentabilidade.
Após a modernização, as novas luminárias LED trarão economia anual de R$ 25 milhões na conta de energia elétrica da iluminação pública da Prefeitura, além de atender a norma de iluminação brasileira, a ABNT 5101. Com a cidade melhor iluminada, é prevista, ainda, redução na criminalidade e diminuição nos atropelamentos noturnos, ocorridos em razão de iluminação insuficiente.
Desafios
Mesmo com um planejamento robusto, as equipes de campo da BHIP enfrentam inúmeros desafios todos os dias, como abelhas e marimbondos nas luminárias, dificuldade de acesso por galhos de árvores, chuva excessiva e o mais rotineiro de todos: carros estacionados na via.
“Traçamos o planejamento de acordo com o fluxo do local. Em vias que concentram centros comerciais, optamos por trabalhar no período noturno para não interferir no trânsito. No entanto, há veículos que passam a noite estacionados debaixo de postes ou mesmo veículos abandonados que impedem o acesso a luminária. Nestes casos as equipes acabam retornando várias vezes ao local para verificar se o veículo saiu e, finalmente, executar a troca. Esse é o motivo de ainda não ter chegado aos 100% no bairro”, explica Bruzzi.
A etapa final da modernização compreende as regiões da Pampulha e Centro-sul, e a expectativa é de que 100% do parque de iluminação pública esteja com luminárias de tecnologia LED até outubro.