Trina Solar fornece módulos para usina alemã
Da Redação, de Brasília (com apoio da Trina Solar) —
A chinesa Trina Solar começou a entregar o equivalente a 187,5 MW em módulos Duomax vidro duplo para a EnBW, empresa alemã do setor de energia. Esses módulos serão instalados no parque solar Weesow-Willmersdorf, perto de Berlim. O projeto Weesow-Willmersdorf da Energie Baden-Württemberg AG (EnBW) está sendo construído em uma área de 164 hectares. É a maior planta de energia solar na Alemanha até o momento.
Além disso, é o primeiro projeto FV de grande escala a ser administrado completamente sem incentivos da Lei de Fontes de Energia Renováveis (EEG). A Trina está enviando mais de 465 mil módulos Duomax e até 410 Wp de potência para o parque. Os primeiros 18 mil módulos já chegaram ao local e a entrega estará completa em novembro.
A previsão é que a maior usina de energia solar da Alemanha esteja completamente conectada em rede até o fim deste ano e seja capaz de fornecer energia limpa para cerca de 50 mil casas. Com uma produção anual calculada de 180 milhões de quilowatts-hora, o parque solar irá evitar o lançamento de cerca de 129 mil toneladas de CO2 por ano, durante todo seu período de operação, que é estimado em 40 anos.
De acordo com a EnBW, o parque solar Weesow-Willmersdorf está determinado a provar que projetos dessa escala podem ser operados de forma rentável, mesmo sem tarifas de aquisição. Isso se tornou possível especialmente porque os custos de sistemas FV diminuíram mais de 80% nos últimos 10 anos. “Projetos FV de grande escala como esse são necessários para continuar o avanço e a transformação de sistemas de energia. O parque solar Weesow-Willmersdorf é um grande marco nesse sentido”, disse Thorsten Jörß, chefe de Desenvolvimento de Projetos Fotovoltaicos na EnBW e diretor geral do Parque Solar Weesow-Willmersdorf. “Estamos totalmente convencidos de que a energia solar é competitiva”.
Gonzalo de la Viña, chefe de Negócios em Módulos na Europa da Trina Solar, disse: “Nós estamos particularmente orgulhosos que a EnBW escolheu a tecnologia de vidro duplo da Trina Solar para este projeto tão emblemático. Desde a sua introdução em 2013, essa tecnologia tem amadurecido continuamente. Sistemas com tempos de vida longos naturalmente aproveitam a durabilidade dos módulos dual-glass e nossa garantia estendida de performance. Também temos observado uma tendência clara no mercado em direção ao uso de módulos de vidro duplo, especialmente para usinas grandes, financiadas por meios privados. Os fatores-chave são a solidez, confiabilidade e alta performance, garantidos por três décadas.”
Fundada em 1997, a Trina Solar garante que é líder entre fornecedores globais de módulos fotovoltaicos integrados e soluções completas de energia inteligentes. Seus negócios abrangem pesquisa e desenvolvimento, manufatura e vendas de produtos FV; desenvolvimento de projetos FV, EPC (Engenharia, Construção e Montagem), Operações & Manutenção; microrredes inteligentes, desenvolvimento e venda de sistemas multienergia, bem como a operação e administração de plataformas de energia em nuvem.