Vision implanta solar FV no sistema de cotas
Da Redação, de Brasília (com apoio da Vision Solar) —
Uma história que começou com a chegada do trem de ferro ao norte de Minas Gerais. Na rota da velha Maria Fumaça e nos trilhos do desenvolvimento da região, surgiu o município de Capitão Enéas. localizado a 471 Km de Belo Horizonte e com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes.
Com duas indústrias que geram empregos e movimentam a economia local, a cidade dá mais um passo em seu desenvolvimento com a inauguração da primeira usina solar fotovoltaica da região, que deverá fortalecer os negócios locais, gerar economia em eletricidade para diversas empresas e dar um exemplo de sustentabilidade.
Trata-se da UFV Solar Vision I, de 1 MW de potência, idealizada pela Vision Solar, uma empresa mineira especializada na instalação e gerenciamento de usinas solares. A empresa disponibiliza o aluguel de cotas em suas fazendas solares e toda a energia gerada é creditada na conta de energia de empresas, condomínios ou indústrias, com investimento de mais de R$ 6 milhões no projeto.
A modalidade de geração compartilhada, criada a partir da Resolução 482 da Aneel, possibilita compartilhar energia advinda de micro ou minigeração entre um grupo de pessoas (CPF ou CNPJ) que estejam na mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa em locais que sejam atendidos pela mesma rede distribuidora de energia. No caso de Capitão Enéas, a usina fotovoltaica é ligada à concessionária Cemig por meio do sistema On Grid.
De acordo com Julio Kierulff, CEO da Vision Solar, “os benefícios para as empresas que aderem ao consórcio solar são inúmeros, tais como: não precisar investir em equipamentos próprios para a geração de energia, desconto sobre a tarifa da conta de luz que pode chegar até 25% dependendo do plano escolhido, economia a longo prazo, fornecimento de energia contínua garantido pela concessionária e colaboram com a sustentabilidade e a reponsabilidade socioambiental”, explicou.
A usina solar de Capitão Enéas, que atenderá 50 clientes de baixa tensão para áreas comuns da condomínios e empresas, foi projetada com 2.400 placas solares da Canadian. A partir da inauguração da UFV Solar Vision I, em Capitão Enéas, outras quatro usinas serão instaladas pelo mesmo grupo em municípios mineiros até o final do ano, totalizando 22 MW de potência, representando um investimento de aproximadamente de R$ 100 milhões. As usinas solares serão instaladas nos municípios de Francisco Sá, Itaobim, Mateus Leme, Arcos, Iguatama, Curvelo e Almenara.