Evento discute armazenamento nos EUA
Maurício Corrêa, de Brasília —
Aos poucos, o armazenamento de energia vai ocupando espaços. Depois de uma missão técnica à Inglaterra, há três meses, e de um seminário organizado pela Aneel, em Brasília, no início de abril, especialistas brasileiras iniciaram, nesta segunda-feira, 25 de abril, uma nova missão técnica, desta vez na 26ª Conferência e Exposição Anual da Energy Storage Association, em Charlotte, EUA. A Abaque (Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia) participa do evento, com vários representantes.
Em coordenação com a Aneel, a Abaque organizou a participação de uma comitiva de 14 empresas. Após a reunião, o grupo fará visitas técnicas a instalações e fábricas de equipamentos de armazenamento. Durante a conferência, que termina nesta dia 27 de abril, a S&C, uma das associadas da Abaque, promoverá discussões técnicas com brasileiros. A Parker atuará como host das delegações durante visitas às instalações. Além disso, a Abaque organizou, para sua delegação, conversas privadas com empresas e reguladores americanos.
Ao todo, o Brasil enviou duas comitivas à Conferência: uma organizada pela Abaque e outra, coordenada pelo USTDA, que reúne empresas como a CPFL e Renova e a agência reguladora Aneel. Cerca de 60 países estão representados no evento, que tratará de temas relacionados a políticas governamentais para storage, desenvolvimento tecnológico e comercialização.