Belo Monte implanta monitoramento da Voith
Da Redação, de Brasília (com apoio da Voith) —
A Eletrobras Eletronorte já está usando o sistema de monitoramento Voith OnCare.Health Hydro na UHE Belo Monte, localizada em Altamira, no estado do Pará. Comissionado em 2019, o sistema oferece análises de dados e diagnósticos altamente precisos de todo o maquinário, além do monitoramento em tempo real de diferentes componentes da usina. Com seu extenso banco de dados e visualização intuitiva para o usuário, o sistema abre caminho tanto para a detecção precoce de problemas como a manutenção baseada na condição.
Como acionista majoritária do consórcio Norte Energia, proprietária da UHE Belo Monte, a Eletrobras Eletronorte é também responsável pela operação e manutenção da usina. Devido ao seu enorme porte e complexidade, a usina é composta por uma infinidade de máquinas e componentes – muitos deles de diferentes fornecedores.
Uma das melhores ferramentas para garantir a continuidade das operações e minimizar os tempos de parada consiste em avaliar e comparar as condições e o desempenho operacionais dos diferentes grupos geradores da usina. Além de fornecedora de diversos componentes de última geração, a Voith também é parceira de longa data da Eletrobras Eletronorte. Como parte de um contrato de serviços, a Voith se responsabilizou pelo monitoramento contínuo dos dados das máquinas da usina baseado em seu sistema OnCare.Health Hydro.
Segundo a Voith, o cliente ficou satisfeito com a instalação e o funcionamento do sistema: “Trabalho com sistemas de monitoramento nas usinas hidrelétricas da Eletrobras Eletronorte há mais de 12 anos, e nunca vi um sistema tão fácil de operar, confiável e com um volume de dados tão extenso como o OnCare.Health Hydro”, diz Angelo Torres Madureira, engenheiro de manutenção mecânica da Eletrobras Eletronorte. “O OnCare.Health Hydro é atualmente a melhor ferramenta do mercado para equipes de manutenção e analistas técnicos do setor hidrelétrico”, conclui.
Os especialistas da Voith cuidaram de toda a implantação do sistema – desde a instalação do software na usina até sua configuração e testes. No total, foram integrados 6 mil sinais de monitoramento provenientes das diversas máquinas e componentes da usina. Por fim, a equipe da Voith inspecionou e fez o ajuste fino de todo o hardware instalado.
Apesar do cronograma extremamente apertado, a implantação correu muito bem e os técnicos da Voith conseguiram conectar e integrar uma grande variedade de sinais no sistema de monitoramento OnCare.Health Hydro – desde vibrações, entreferro e descargas parciais até dados provenientes da subestação isolada a gás (GIS) e do transformador.
Depois do sucesso no comissionamento do sistema, os operadores da Eletrobras Eletronorte já podem correlacionar informações entre os diferentes grupos geradores usando uma exclusiva ferramenta de visualização. Além disso, eles ganharam acesso a novas informações acionáveis, o que lhes permitiu aumentar seu conhecimento sobre as máquinas.
Entre os benefícios, estão incluídos o menor risco operacional, a maior disponibilidade da máquina e a simplificação das inspeções de manutenção. Graças ao significativo aumento de sua eficiência, a produtividade da usina subiu e seus custos caíram.
“Uma das máquinas apresentou vibrações relativas acima do valor permissível no mancal guia do gerador”, explica Wladyslaw Jan Szkruc, membro da divisão de Engenharia de Manutenção da Eletrobras Eletronorte, ao descrever um dos parâmetros que o OnCare.Health Hydro permite analisar.
“O sistema de monitoramento da Voith constatou que essa vibração ocorria quando a máquina ultrapassava os 590 MW de potência. Encaminhamos os dados para que o fabricante analisasse o problema e propusesse uma solução. Nesse meio-tempo, não precisamos parar a máquina: apenas limitamos a sua potência máxima a 590 MW. E isso só foi possível graças ao sistema de monitoramento da Voith.”
Neste exemplo, os benefícios do OnCare.Health Hydro para a Eletrobras Eletronorte apareceram em duas frentes, confirma Wladyslaw Jan Szkruc: “Primeiro, o sistema de monitoramento identificou e emitiu um alerta sobre o problema, o que evitou possíveis danos mecânicos sérios decorrentes da operação da máquina com valores de vibração tão altos. Em segundo lugar, permitiu gerar energia com a máquina, desligando-a apenas o tempo necessário para resolver o problema.”
Divisão do Grupo Voith, a Voith Hydro desenvolve serviços e soluções personalizadas e de longo prazo para grandes e pequenas centrais hidrelétricas em todo o mundo. Seu portfólio de produtos e serviços abrange todo o ciclo de vida e todos os principais componentes de grandes e pequenas centrais hidrelétricas, desde geradores, turbinas, bombas e sistemas de automação até peças de reposição, serviços de manutenção, treinamentos e soluções digitais para uma hidreletricidade inteligente.