Abraceel quer novo modelo para EE de Itaipu
Maurício Corrêa, de Brasília —
A associação dos comercializadores de energia elétrica, a Abraceel, está discutindo internamente uma proposta de novo modelo de comercialização da energia elétrica gerada pela binacional Itaipu.
Este site apurou que o Conselho de Administração da associação realizou uma reunião na semana passada, quando se discutiu uma proposta básica sobre a questão, a qual voltará a ser debatida com as empresas associadas na primeira semana de agosto.
A versão inicial da proposta dos comercializadores compreende três aspectos principais. No primeiro, a União passaria a outorgar direitos de comercialização da energia gerada pela UHE Itaipu. Neste caso, a União ficaria com parte do valor eventualmente arrecadado pela outorga desses direitos e uma outra parcela seria destinada à modicidade de tarifas e preços do insumo.
No segundo aspecto da proposta, a energia da Itaipu Binacional seria livremente comercializada. Finalmente, o consumidor deixaria de assumir os riscos, passando a se beneficiar não só da bonificação da outorga como também do resultado de parte da comercialização.