ONS indica recuo de 3,4% da carga em junho
Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS) —
O monitoramento do Sistema Interligado Nacional (SIN) aponta que em junho houve uma queda de 3,4% consumo de energia elétrica no País, em relação ao mesmo período do ano anterior. A informação consta do boletim mensal de carga do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgado nesta segunda-feira, 20 de julho. Se a referência for o mês passado, já se observa uma retomada e aumento de 2,5% na carga de energia. No acumulado dos últimos 12 meses, registra-se uma variação negativa de 2%, se comparado com o mesmo período do ano anterior.
Durante o mês de junho, os percentuais de uso de eletricidade apresentaram sinais de suave elevação. Esse comportamento foi sustentado, principalmente, pela flexibilização das medidas de isolamento social, com aumento das atividades econômicas e consequente início de recuperação dos efeitos adversos da pandemia do Coronavírus. Apesar das notícias positivas sobre os volumes de produção, a retomada ainda é modesta, com as empresas ainda operando em níveis abaixo da sua capacidade. Além disso, também contribuiu para o resultado da carga no período, o maior número de dias úteis quando comparado com maio.
Na avaliação do ONS, apesar da melhora do setor nesses últimos dois meses, a recuperação representa somente 60% do que foi perdido entre março e abril. De uma maneira geral, os resultados dos indicadores utilizados no processo de análise do comportamento da carga sugerem, embora ainda muito distantes dos níveis anteriores ao início da pandemia, que o pior momento tenha passado.
O relatório ainda apresenta os dados consolidados e as variações por quatro regiões – Sudeste/Centro Oeste, Norte, Sul e Nordeste. Pelo terceiro mês consecutivo, todos os subsistemas registraram queda de consumo. O mais afetado continua sendo o Nordeste com queda de 5,1%; seguido do Sudeste/Centro–Oeste, com retração de 3,9%. Já o Norte com 1,7% a menos e o Sul com recuo de 0,7%.