Terna fecha aquisição de LT de 150 km em MG
Da Redação, de Brasília (com apoio da Terna) —
A italiana Terna, através da sua filial Terna Plus, empresa do Grupo responsável pelo desenvolvimento das atividades internacionais, concluiu o closing com a Construtora Quebec, empresa de construção no setor energético atuante no Brasil, para a aquisição da linha de energia elétrica Linha Verde I, segunda das duas concessões adquiridas pela Terna no país, na América do Sul, e anunciadas ao mercado em abril de 2019.
Especificamente, com esta operação, a Terna adquire a ação de controle da empresa objeto da transação, titular da concessão para a realização da linha de energia elétrica de 500 kV “Governador Valadares-Mutum”, com cerca de 150 km de extensão e localizada no Estado de Minas Gerais. A nova infraestrutura permitirá melhorar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade da rede elétrica brasileira e aproveitar melhor o potencial de produção de fontes renováveis.
Com este acordo, realizado após a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, todas as atividades de desenvolvimento e gestão das infraestruturas são atribuídas à Terna e as atividades de EPC à Construtora Quebec. O valor da operação, que inclui os custos de desenvolvimento e a realização das obras, é de aproximadamente 50 milhões de dólares, e será financiada em grande parte através de uma operação de project financing.
A Terna já está realizando em Minas Gerais a Linha Verde II “Presidente Juscelino-Itabira”, com cerca de 150 km de extensão e adquirida, sempre da Construtora Quebec, com a conclusão do closing, em novembro de 2019. No geral, os valores dos contratos das duas concessões de 30 anos obtidas pela Terna no Brasil, para cerca de 300 km de infraestruturas para o transporte de corrente elétrica, são de aproximadamente 100 milhões de dólares.