Siemens e SPIC em projeto de hidrogênio verde
Da Redação, de Brasília (com apoio da Siemens Energy) —
A Siemens Energy e a Beijing Green Hydrogen Technology Development, uma subsidiária da China Power International Development, fecharam um contrato para fornecer um sistema de produção de hidrogênio para uma estação de abastecimento desse componente. Localizada no distrito de Yanqing, em Pequim, uma das três principais áreas de competição de um grande evento esportivo que acontecerá em 2022, a solução fornecida pela Siemens Energy ajudará a garantir o fornecimento de hidrogênio para o transporte público durante e após o evento. A solução de produção de hidrogênio verde, em megawatts, é a primeira do tipo a ser construída na China pela Siemens Energy e o projeto deve ser entregue em maio de 2021.
Em setembro de 2019, a Siemens assinou um Memorando de Entendimento para a cooperação no desenvolvimento de hidrogênio verde e sua ampla utilização com a State Power Investment Corporation (SPIC), que é a acionista controladora da China Power. O projeto de produção de hidrogênio é fruto da parceria entre as duas empresas, que também planejam expandir ainda mais a parceria em projetos de hidrogênio verde.
“A descarbonização dos sistemas de energia é um desafio que todo país precisa enfrentar. A Siemens Energy é a empresa que pode fornecer aos clientes todo o suporte neste processo – sejam eles da iniciativa pública ou privada. Promover o uso e o desenvolvimento de hidrogênio renovável é de grande importância para a China construir um sistema de energia moderno e mais limpo”, disse Christian Bruch, CEO da Siemens Energy. “Junto com o nosso parceiro, SPIC, estamos fazendo uma contribuição importante para combater a mudança climática e reduzir as emissões de carbono”.
“A SPIC está comprometida em trabalhar junto com a Siemens Energy para dar seguimento à nossa cooperação no campo da energia limpa, e alavancar as vantagens complementares de ambas as partes. Juntos, contribuiremos para o desenvolvimento da energia limpa para combatermos a mudança climática”, disse Qian Zhimin, presidente do Conselho da SPIC.
A Siemens Energy está contribuindo para que os seus clientes possam atingir suas metas de descarbonização, construindo infraestrutura para o Power-to-X, e fazendo uma contribuição global para a descarbonização intersetorial. O grupo alemão garante que oferece todas as tecnologias essenciais para um fornecimento de energia livre de CO2 de longo prazo – desde a geração de energia e calor, por meio de plantas movidas a energia renovável ou a gás, até a transmissão e distribuição de energia, e soluções eficientes de eletrolisadores para produção de hidrogênio.
Os eletrolisadores utilizam eletricidade para separar a água em seus componentes, oxigênio e hidrogênio. O hidrogênio produzido dessa forma somente é chamado de verde se a eletricidade usada for proveniente exclusivamente de uma fonte renovável, ou seja, de parques eólicos, solares, hidrelétricas ou geotérmicas.
Como o equipamento principal da estação de energia integrada de hidrogênio, o sistema eletrolisador de PEM (Proton Exchange Membrane, ou membrana trocadora de prótons) Silyzer 200 da Siemens Energy pode produzir hidrogênio de alta qualidade em escala industrial.
Além disso, o sistema de produção de hidrogênio responde rapidamente – o tempo de inicialização sob pressão é inferior a um minuto – e pode ser acoplado diretamente com energia renovável. A fim de atender às necessidades dos clientes de economia de espaço e flexibilidade, a Siemens Energy adaptou seu sistema de produção de hidrogênio em uma solução customizada, que é também seu primeiro sistema de produção de megawatts de hidrogênio montado em skid na China
—