CanalEnergia, 20 anos
O setor elétrico brasileiro passou por inúmeras transformações nos últimos 20 anos. Houve o surgimento do mercado livre de energia e dos órgãos institucionais de acompanhamento (Aneel, ONS, EPE e CCEE). Muitas associações empresariais setoriais foram criadas e surgiram novas tecnologias, enquanto as empresas se modernizaram. Os técnicos que nele atuam estão no mesmo nível de qualificação dos que existem em outros países. São muitas as mudanças.
No mesmo período, a cobertura da mídia sobre o setor elétrico também se transformou, na esteira dos fortes impactos tecnológicos que atingiram a imprensa. Grandes jornais desapareceram e os remanescentes reduziram de forma drástica os espaços de cobertura.
Em compensação, surgiu um outro tipo de trabalho jornalístico, no qual, inclusive, este site se insere, que é a chamada mídia digital. O carro-chefe desse novo modelo de cobertura voltada para o SEB seguramente foi e tem sido o portal CanalEnergia, que, agora em novembro, completará 20 anos de existência.
É impossível dissociar qualquer tipo de comentário sobre o CanalEnergia da figuras dos irmãos Rodrigo e Ricardo Ferreira, que o criaram. Neste dia 13, Rodrigo desligou-se do grupo para dedicar-se a outras atividades.
Os irmãos Ferreira fundaram o CanalEnergia e, juntos, com toda a competente equipe de profissionais que montaram ao longo do tempo, viveram todas as mudanças que caracterizaram o SEB nos últimos 20 anos. Uma delas foi o racionamento de energia, quando o portal tinha sido recém-criado.
Com muita satisfação, o site “Paranoá Energia” associa-se a todos aqueles que reconhecem a enorme contribuição do portal CanalEnergia ao SEB. É verdade que, assim como ocorre em outros segmentos, também no setor elétrico existem aqueles que têm uma certa dificuldade para entender o papel da imprensa e dos jornalistas. Mas estes felizmente são uma minoria. Na sua grande maioria, o SEB com certeza valoriza o trabalho de todos aqueles que militam no portal criado por Rodrigo e Ricardo Ferreira.
O jornalismo não é uma atividade fácil, ao contrário do que alguns desavisados às vezes pensam. Entretanto, o CanalEnergia desde que foi criado consegue manter a qualidade diária ao fazer jornalismo do mais alto padrão, sem nada a dever a outros veículos de comunicação que atuam na mesma área de cobertura em países mais desenvolvidos.
O site “Paranoá Energia” cumprimenta os atuais controladores e profissionais do portal CanalEnergia pela passagem dos 20 anos. Ao mesmo tempo, este editor, particularmente, orgulha-se da amizade pessoal que tem com os irmãos Rodrigo e Ricardo Ferreira e deseja enorme sucesso a ambos nas novas atividades que brevemente serão anunciadas.