Distribuidoras montam esquema para eleição
Da Redação, de Brasília (com apoio da Enel SP/Equatorial) —
A Enel Distribuição São Paulo, maior concessionária de energia elétrica do Brasil, elaborou um plano operativo voltado especialmente para o período de eleições municipais na capital paulista e outros 23 municípios da sua área de concessão. As ações têm como objetivo garantir o pleno fornecimento de energia durante as eleições, no primeiro e segundo turnos, nos dias 15 e 29 de novembro. Nos dias de votação, não haverá desligamentos programados.
A companhia manterá equipes de plantão em pontos estratégicos, próximos aos locais de votação, e irá disponibilizar um técnico na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) para monitorar e prestar suporte em eventuais ocorrências. As equipes são capazes de realizar pronto atendimento caso ocorra qualquer anormalidade no sistema em toda a área de concessão.
No total, são cerca de 330 equipes de atendimento de emergência, mais operadores de sistemas e subestações, técnicos e engenheiros, dedicados para garantir o fornecimento de energia e o atendimento a emergências. Se necessário, o número pode chegar a 1000 pessoas com acionamentos adicionais de outras frentes de trabalho.
Além disso, um profissional da concessionária será alocado no Centro de Operações Integradas de São Paulo (COI), responsável pelo monitoramento da cidade. Desta forma, a distribuidora é capaz de acompanhar ocorrências de grande porte e priorizar o atendimento, em um trabalho conjunto e de parceria com órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, Samu, CET e Sabesp.
Para garantir o fornecimento de energia em caso de ocorrências, um gerador de energia será disponibilizado para a sede do TRE-SP. Situada na região central de São Paulo, o local é abastecido por circuitos subterrâneos. As instalações de telecomunicação que servem de apoio para a realização das eleições também serão objeto de monitoramento pela Enel Distribuição São Paulo, contando com atendimento prioritário.
As ações também envolvem a área de atendimento ao cliente, que funcionará 24 horas, pela Central de Atendimento 0800 72 72 120. As solicitações dos consumidores da Enel Distribuição São Paulo continuarão sendo atendidas normalmente no período das eleições. Para facilitar o atendimento das ocorrências relacionadas ao TRE-SP, além do técnico na sede, o tribunal contará com uma linha direta com o Centro de Operação da concessionária.
Planejamento das distribuidoras da Equatorial
As quatro distribuidoras do Grupo Equatorial Energia divulgaram esta semana em seus estados de atuação –Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas – os planos operacionais desenvolvidos exclusivamente para as Eleições 2020, que ocorrem neste domingo.
O objetivo é garantir, em todos os municípios abrangidos pelas concessões, o serviço de fornecimento de energia elétrica com qualidade e segurança, visando assegurar o andamento do processo de votação e de apuração nos dias de eleição. Construído em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado, os planos priorizam o rápido restabelecimento do sistema em caso de falta de energia nos pontos mapeados pelos respectivos TREs .
Esta semana, cada uma das distribuidoras apresentou aos tribunais as medidas a serem tomadas para o bom andamento da eleição até o final da apuração dos votos. Juntos, os quatro estados irão mobilizar profissionais que estarão trabalhando ou ficarão de prontidão para prestar atendimento no dia da eleição – tanto nos locais de votação e totalização dos votos, como nas unidades especiais do centro de operações dentro dos TREs, e distribuídos em pontos estratégicos das capitais e cidades do interior dos estados.
Em todos eles, será utilizada tecnologia de última geração para acompanhar, em tempo real, todas as possíveis ocorrências do sistema elétrico até o final da apuração dos votos, em contato direto com os Centros de Operação de cada distribuidora, para prestar rápido atendimento em caso de necessidade.
Também foram tomadas medidas preventivas pelas distribuidoras que, ao longo das últimas semanas realizaram ações de mapeamento e inspeção nas redes e manutenção de circuitos que suprem os cartórios eleitorais e demais unidades relacionadas aos TREs, podas de árvores que poderiam afetar a rede elétrica e segurança em locais próximos às áreas de votação e de totalização dos votos, entre outras ações.