Crise leva Bento ao AP pela terceira vez
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, viajou pela terceira vez seguida a Macapá, nesta quinta-feira, 19 de novembro, para acompanhar, in loco, as ações de restabelecimento total da energia elétrica.
Assim que chegou à capital do Estado, Albuquerque, juntamente com o Governador do Amapá, Waldez Góes, realizou uma nova visita técnica à subestação Macapá, acompanhado do Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, do Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, do Secretário de Energia Elétrica, Rodrigo Limp e do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Paulo Cesar Magalhães.
Após a visita à subestação, a comitiva se reuniu com o Governador do Estado, e representantes de órgãos estaduais, no Palácio do Governo.
O fornecimento de energia elétrica nesta quinta-feira ocorreu da forma programada, com atendimento de até 86% da carga média com energia proveniente da UHE Coaracy Nunes e do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Quanto às ações coordenadas pelo Gabinete de Crise, instituído pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com organizações do setor elétrico brasileiro, do Governo Federal e do Governo do Estado do Amapá, as informações atualizadas das ações tomadas pelo Governo são as seguintes:
1. Instalação de unidades geradoras para geração emergencial autorizada pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 406/2020:
– Continua o processo de montagem e instalação dos geradores
– Até o momento já foram posicionados 13 geradores na Subestação Santa Rita e 9 na subestação Santana
– Energização prevista até este sábado, 21 de novembro.
2. Instalação de 2º Transformador na Subestação Macapá
– A montagem do de 2º Transformador na Subestação Macapá foi iniciada (18/11)
– O trabalho de montagem continuou durante toda a noite e o dia de hoje (19/11)
– Estimativa de energização: até 26 de novembro.
O Ministério de Minas e Energia e os vinculados, em coordenação com as autoridades do Estado do Amapá e agentes setoriais, estão envidando todos os esforços para a recomposição do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá, o mais rápido possível. “As razões para os desligamentos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será realizada, com todo o rigor, pelos órgãos competentes”, garantiu o MME.