GreenYellow e CGN fazem contrato de 15 anos
Da Redação, de Brasília (com apoio da GreenYellow) —
Um pouco mais de um ano após a GreenYellow ter anunciado ao mercado brasileiro sua entrada no segmento de comercialização de energia, a empresa estabeleceu uma parceria com a CGN Brasil, filiada à CGN Energy International Holdings Co., Limited, para fornecimento de energia pelo período de 15 anos. Para dispor dessa energia, a CGN Brasil será responsável pela ampliação do Complexo Eólico Lagoa do Barro, no Nordeste do Brasil.
O contrato está em linha com o objetivo da GreenYellow de potencializar seus negócios na área de comercialização no País, a partir de 2020, com foco, principalmente, na carteira de clientes atuais da organização. A quantidade de energia envolvida no acordo, para se ter ideia, equivale ao consumo anual de 52 mil casas.
Segundo Gabriel Vibert, diretor de Estratégia e Inovação da GreenYellow, a energia negociada será utilizada para atender mais de 30 unidades de um dos clientes de Varejo da empresa. “Este é o primeiro contrato de PPA – venda de energia a longo prazo – que fechamos no Brasil e que abrirá caminho para mais projetos em 2021, também nos setores de serviço e indústria, nos quais vemos muito potencial de crescimento e demanda”, enfatiza Vibert.
Os valores envolvidos na parceria com a CGN Brasil são superiores a R$ 232 milhões e representam o investimento da companhia em âmbito local e na ampliação de recursos financeiros de multinacionais em projetos de energia vinda de fontes renováveis. “A parceria que estabelecemos contribui para a viabilização comercial do novo empreendimento e permite que os clientes do Varejo da GreenYellow possam acessar um fornecimento de energia competitivo, sustentável e com um elevado viés social”, afirma Gabriel Luaces, Vice-Presidente da CGN Brasil.
A GreenYellow é especializada em Eficiência Energética, Energia Solar, Comercialização e Gestão de Energia. De origem francesa, a empresa tem operações em oito países e possui um portfólio de Eficiência Energética com mais de 2 mil projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1 mil deles no Brasil, onde opera desde 2013. A economia de energia com os projetos da GreenYellow, até dezembro de 2019, em todo o país, totalizou 680 GWh, o suficiente para abastecer mais de 360 mil casas em um ano.
Em Energia solar, possui mais de 30 usinas em construção ou operação, somando 85 MWp de potência instalada. A companhia viabiliza seus projetos por meio de investimentos próprios e garante a seus clientes uma economia líquida durante a vigência do contrato. Entre seus clientes atualmente estão Extra Supermercado, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Via Varejo, Leroy Merlin, entre outros.
A CGN Brasil Energia e Participações S.A. é uma empresa multinacional do setor de energia, afiliada à CGN Energy International Holdings Co., Limited(CGNEI). A CGNEI entrou no mercado brasileiro em 2019, assim estabelecendo a CGN Brasil. Adquiriu com sucesso os projetos de energia eólica da Atlantic Energias Renováveis, cuja capacidade instalada é de 642 MW e projetos eólicos e solares da Enel Brasil com capacidade instalada de 540 MW.