Governo promete elevar a cota da UHE Furnas
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniram, nesta segunda-feira , 14 de dezembro, com os prefeitos da região das Usinas de Furnas e Peixoto em Minas Gerais para tratar da cota mínima das represas.
Na visão do MME, ambas as hidrelétricas são de extrema importância. Furnas é estratégica, seu armazenamento permite geração em toda a cascata de usinas, garantindo a segurança do fornecimento de energia ao País. A usina também representa 17% do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, 12% do Sistema Interligado Nacional, e é o 2º maior reservatório de regularização do SE/CO.
“O presidente Jair Bolsonaro e o Ministério de Minas e Energia, têm o compromisso de elevar a cota do lago de Furnas para 762 m”, afirmou o Ministro. É interesse de todos e está entre as prioridades do Ministério de Minas e Energia que os reservatórios das usinas hidrelétricas possam operar em níveis mais elevados, portanto o MME seguirá na busca pela recuperação dos níveis dos reservatórios das UHEs Furnas e Peixoto
Participaram também do encontro o senador Rodrigo Pacheco, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), Christianne Dias, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, além do Secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp.