Toledo assume vaga no conselho da Abraceel
Maurício Corrêa, de Brasília —
Paulo Toledo, um dos controladores da Ecom Energia, assumiu uma vaga no Conselho de Administração da associação dos comercializadores, a Abraceel, no início deste ano. Ele entrou no lugar de Paulo Tarso, da Petrobras, que renunciou ao cargo.
Toledo é um dos mais antigos associados da Abraceel e na eleição realizada no início de 2019 ficou como suplente. A saída de Tarso ocorreu em conseqüência de uma restrição estatutária, que obriga ao desligamento do CA aqueles conselheiros que por alguma razão deixam as empresas pelas quais foram eleitos.
Formado em Administração de Empresas, com MBA na USP e especialização na Kellogg Business School, Paulo Toledo é um dos executivos de maior experiência do mercado livre de energia.
Foi um dos fundadores da Ecom, em 2002, e imediatamente a empresa se associou à Abraceel. Toledo foi um dos executivos que, nos anos difíceis de implantação do mercado livre, contribuiu bastante (junto com Chico de Lavor, da União Energia, e Walfrido Avila, da Tradener) para dar uma visão de mercado aos negócios de energia.
Então, o ML estava praticamente começando no Brasil e ainda se ressentia da tradição de décadas da forte presença do Estado na área de energia elétrica, com muita burocracia.
Este mandato de Toledo no Conselho da Abraceel, entretanto, será bastante curto. Neste final de semana, a associação abriu o período de registro para os representantes oficiais das comercializadoras associadas que tenham interesse em participar da eleição para o CA, referente ao biênio 21/23, que ocorrerá em 11 de março próximo.
Na mesma assembleia, depois de escolhidos os oito novos conselheiros, será realizada a eleição para presidente do CA, conforme determina o Estatuto Social. A Abraceel tem um processo bastante incomum, em organizações similares, de escolha dos seus conselheiros e do presidente do conselho, o que se dá através de eleições diretas.
O primeiro candidato já inscrito para concorrer à eleição (no caso, reeleição) é Ricardo Lisboa, da comercializadora Delta, atual presidente do Conselho de Administração. Ele integra o CA há 10 anos.