Siemens Gamesa fornece 70 turbinas para RN
A parceria global da Siemens Gamesa com a geradora Engie foi fortalecida após a assinatura de um contrato para 434 MW com a plataforma SG 5.X, para o parque eólico Santo Agostinho, localizado no nordeste do estado do Rio Grande do Norte.
O contrato estabelece o fornecimento de 70 turbinas eólicas do modelo SG 5.8-170 com tecnologia OptimaFlex, operando a 6.2 MW. O modelo é um dos mais potentes do mercado onshore e está entre os maiores rotores, o que permite um dos mais competitivos custos de energia nivelada (LCoE).
Este é o terceiro contrato para a plataforma 5.X no Brasil, logo após o contrato de 465 MW assinado em dezembro de 2020 na Bahia. A energia produzida em ambos os parques eólicos será fornecida por meio de um Contrato de Compra de Energia (PPA) e reforça o crescimento da energia eólica no Brasil, mesmo sem a realização de leilões de energia renovável no país em 2020.
“Este acordo reforça o quanto a plataforma 5.X da Siemens Gamesa está se tornando atrativa globalmente e, além disso, estamos felizes em continuar a desenvolver uma forte parceria com a Engie no Brasil. O país está realmente se tornando o percussor para energia eólica na América Latina”, disse Lars Bondo Krogsgaard, CEO de negócios onshore da Siemens Gamesa.
Com este mais recente contrato, a Siemens Gamesa alcançou 1.21 GW vendidos com a plataforma SG 5.X no Brasil e 2.2 GW, globalmente. O marco de 2 GW foi conquistado em tempo recorde, menos de dois após o seu lançamento ao mercado em abril de 2019. O primeiro contrato no Brasil foi de 312 MW para o parque eólico de Tucano, assinado em abril de 2020.
A Siemens Gamesa produzirá localmente esta nova turbina em sua fábrica em Camaçari, no estado da Bahia, impulsionando, por sua vez, a economia regional. O Brasil é o sétimo maior mercado de energia eólica do mundo, segundo o Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), com mais de 17 GW de capacidade instalada.
A Siemens Gamesa é líder global na indústria de energia eólica, com forte presença em projetos offshore, onshore e serviços. Com mais de 3,5 GW instalados no Brasil em projetos onshore, a companhia produz turbinas para geração de energia eólica em sua fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia, além de ter equipe dedicada a serviços de instalação e manutenção. Com carteira de pedidos de € 30,2 bilhões, a Siemens Gamesa está sediada na Espanha.