Algoritmo pode tornar UFV´s mais eficientes
Da Redação, de Brasília (com apoio da Trina Solar) —
A chinesa Trina Solar lançou o “Manual Técnico sobre a Tecnologia Inteligente de Rastreamento SuperTrack, do TrinaTracker”. O documento apresenta as características e vantagens do algoritmo SuperTrack.
Ele tem três diferenciais técnicos: tecnologias tanto de rastreamento inteligente quanto de backtracking; um sistema de comunicação online batizado de Transmitindo + Pesquisando, que diminui o gasto com cabeamento e agiliza o funcionamento dos rastreadores solares; e técnicas que a empresa considera altamente eficientes de proteção contra condições climáticas extremas.
Certificado pela CGC (China General Certification), organização independente reconhecida pela indústria global, o SuperTrack pode aumentar o ganho de energia de uma planta solar entre 3% e 8% em relação ao algoritmo tradicional, variando de acordo com cada projeto, as características do terreno e do clima em cada local. A solução da Trina Solar reduz o custo nivelado de energia (LCOE) de forma eficiente, garante o fabricante.
O Paper apresenta a evolução dos rastreadores solares, os desafios que a tecnologia enfrenta atualmente e as características diferenciais do SuperTrack, além de explorar as futuras possibilidades para os novos padrões da indústria.
O SuperTrack da Trina Solar traz soluções para falhas existentes nos algoritmos astronômicos tradicionais. É uma tecnologia de rastreamento que leva em consideração o clima local e reduz as perdas de sombreamento geradas pelo espaçamento entre as fileiras de painéis bifaciais durante o backtracking. A tecnologia também analisa a performance total de geração dos painéis bifaciais de alta potência. Com isso, o algoritmo SuperTrack permite explorar ao máximo as vantagens dos rastreadores de eixo único, aumentar a geração de energia, reduzir o LCOE e melhorar o retorno sobre o investimento.
O Paper detalha o funcionamento de dois componentes-chave do algoritmo inteligente que otimizam a geração de energia em qualquer circunstância – seja com sol forte ou em dias nublados. O Smart Tracking Algorithm (STA), baseado em um modelo patenteado para módulos bifaciais, faz com que o SuperTrack reconheça com detalhes os efeitos da irradiação solar sobre os painéis, calculando assim o ângulo ideal para um rastreamento que gere o máximo de ganhos.
Já o Smart Backtracking Algorithm (SBA), baseado no Modelo Slope da Trina Solar e em algoritmos de rede neural, permite ao SuperTrack ajustar o ângulo de rastreamento para qualquer tipo de terreno, inclusive paisagens complexas, com a utilização de modelos tridimensionais do solo e simulações interativas. Drones também são usados para uma dupla análise das imagens, aperfeiçoando o sistema.
O SuperTrack cruza todas essas informações e analisa diversos cenários possíveis para determinar a inclinação ideal para cada grupo de painéis a cada momento do dia.
Outro diferencial do SuperTrack é seu sistema de comunicação eficiente e estável. Ele utiliza transmissão sem fio e tecnologia autossuficiente em energia, o que reduz a utilização de cabos de energia e de transmissão de dados, assim como os custos de mão-de-obra. Essa inovação, chamada de sistema “Transmitindo + Pesquisando”, garante a eficiência e a estabilidade de comunicação.
O algoritmo da Trina Solar também possibilita usar estratégias de proteção altamente eficientes em situações climáticas extremas, como ventos fortes, neve pesada e granizo. Ele também combina testes em túneis de vento e simulações para aumentar a confiabilidade e a eficiência de Operação & Manutenção (O&M) do rastreador.
Integrando as características de rastreamento inteligente e backtracking, o SuperTrack melhora de forma significativa a capacidade de processamento para responder a vários padrões climáticos e terrenos complexos, de modo a aprimorar ainda mais o potencial de geração de energia do rastreador. Esses fatores somados aumentam a geração de energia de cada planta.
“Associado à ampla aplicação de módulos bifaciais, o SuperTrack irá auxiliar rastreadores de eixo único a darem um salto nos ganhos de energia, o que ajudará a reduzir ainda mais o custo nivelado de energia (LCOE) e a aumentar o uso de rastreadores na indústria fotovoltaica global”, detalha Duan Shunwei, chefe da unidade de negócios TrinaTracker da Trina Solar.
Zhou Gang, diretor geral da Divisão de Energia Solar do CGC, explica que “a CGC e a Trina Solar avaliaram a viabilidade do algoritmo SuperTrack durante a fase inicial do projeto, o que nos levou a reconhecer o perfil avançado da solução e a projetar uma solução empírica específica. Durante o monitoramento, a CGC atestou a precisão de dados e a eficácia do SuperTrack”.