Novela da lei do GN tem até anúncio na TV
Maurício Corrêa, de Brasília —
Os desinformados que ainda não se renderam à evidência de que o mercado brasileiro de gás natural está passando por enormes transformações deveriam tentar ver, nos canais de notícias de TV por assinatura, a peça publicitária feita por encomenda da associação dos distribuidores de gás canalizado, a Abegás, defendendo a tese que o gás não é para poucos, mas, sim, para todos.
Não é novidade para ninguém que a Abegás está numa briga de foice com a associação empresarial que defende os grandes consumidores industriais de energia, a Abrace. Os associados desta segunda organização utilizam em larga escala o gás natural nos seus processos industriais e a conta desse insumo, no final do mês, tem um valor incalculável, tornando os produtos mais ou menos competitivos. Trata-se de uma disputa legítima por questões de mercado e ambas as associações têm inúmeros argumentos na hora de defender os seus associados.
Recentemente, o Senado Federal aprovou o texto-base do projeto da Nova Lei do Gás, mas em desacordo com o texto que havia sido anteriormente aprovado pela Câmara. Por isso, a proposta precisará ser analisada novamente pelos deputados federais, atrasando a tramitação da medida no Congresso. O anúncio de oportunidade feito pela Abegás mandou bem, aproveitando essa brecha entre uma votação e outra nas duas Casas do Congresso.
O texto originalmente aprovado na Câmara dos Deputados teve a chancela da Abrace, mas, quando a matéria foi para o Senado, a Abegás deu o troco em alto estilo. Na Câmara Alta foram introduzidas mudanças que atendem às reivindicações dos distribuidores de gás canalizado. Como uma novela, os próximos capítulos dessa disputa de mercado são aguardados com ansiedade pelo mercado.