Spic Brasil se associa ao Instituto Ethos
Da Redação, de Brasília (com apoio da Spic Brasil) —
No final de 2020, a Spic Brasil, subsidiária da State Power Investment Corporation of China (Spic), tornou-se uma das associadas do Instituto Ethos, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
A associação permitirá que o Ethos apoie a SPIC Brasil na mensuração e desenvolvimento de iniciativas voltadas para a produção de energia sustentável e bem-estar nas comunidades no entorno da Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre Minas Gerais e Goiás, e na Paraíba, onde a empresa opera dois parques eólicos – Vale dos Ventos e Millennium.
“A associação com o Instituto Ethos demonstra o compromisso público e nossa responsabilidade em desenvolver negócios em fontes energéticas sustentáveis, zelando pelo bem-estar de toda a comunidade no entorno de nossas operações, bem como preservando o meio ambiente na geração de energia”, comenta Odair Oregoshi, diretor de Riscos e Compliance da Spic Brasil.
Com isso, a companhia espera mobilizar, sensibilizar e ajudar a população local com iniciativas socioambientais e fortalecer políticas de integridade dentro da empresa, consolidando ainda mais a cultura de negócio socialmente responsável da SPIC Brasil.
Para Caio Magri, diretor-Presidente do Instituto Ethos, a associação gera grandes oportunidades para a empresa ser referência em sustentabilidade no setor de energia. “Com essa parceria, a Spic terá a oportunidade de encontrar caminhos para a superação dos desafios que o desenvolvimento sustentável coloca. A empresa também terá apoio na definição de estratégias, políticas e práticas para avançar na agenda de responsabilidade social empresarial”, diz.
Oregoshi explica que a Spic desenvolve ações de compliance e que a parceria com o Instituto Ethos demonstra o compromisso com a melhoria contínua dos trabalhos efetuados pela empresa. “Temos como princípio fazer o que é certo e não apenas o que a lei determina. O Ethos é reconhecido internacionalmente por suas iniciativas e essa parceria proporcionará uma troca de melhores práticas, assim como todo o mercado que tem a mesma visão em suas ações estratégicas. Além de estar de acordo com a nossa associação com o Pacto Global da ONU”, lembra.
Desde dezembro de 2019, a Spic é signatária da maior iniciativa de sustentabilidade do mundo, o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). O projeto tem como principal objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para práticas de combate à corrupção. O Instituto Ethos também integra a iniciativa. Dividido em 17 objetivos, também chamados de ODS, a Spic foca suas ações na ODS 11 do Pacto Global, que ressalta a necessidade de tornar as cidades em ambientes seguros e sustentáveis.
A Spic Brasil opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, dois parques eólicos na Paraíba e participa do maior complexo de gás natural da América Latina, o complexo GNA, no Rio de Janeiro. Emprega cerca de 150 funcionários alocados em São Paulo (SP), Natal (RN), São Simão (GO) e Mataraca (PB). A chinesa SPIC possui ativos totais de US$ 113 bilhões e uma capacidade instalada total de mais de 131 GW. Conta com mais de 140 mil colaboradores nos 41 países em que está presente.