Total Eren inicia operação de eólica argentina
Da Redação, de Brasília (com apoio da Total Eren) —
A Total Eren, um produtor independente de energía sediado em París, anunciou o início das operações do parque eólico “Vientos Los Hércules”, de 97,2 MW, na provincia argentina de Santa Cruz.
“Vientos Los Hércules” é o maior projeto eólico da Total Eren na América Latina e produzirá cerca de 400 GWh por ano, o que é suficiente para abastecer aproximadamente 110 mil residências. Também contribuirá para reduzir emissões de dióxido de carbono em mais de 200 mil toneladas/ano.
Em outubro de 2016, o Governo da Argentina adjudicou o projeto à Total Eren, no âmbito da primeira rodada de licitação do programa “RenovAr”. Foi um processo competitivo de licitação, que se iniciou em maio de 2016 e tinha como objetivo diversificar a matriz de eletricidade da Argentina, além de reduzir os custos com a geração elétrica.
A Total Eren foi uma das primeiras empresas europeias a entrar com êxito no mercado de energia renovável da Argentina. Em dezembro de 2018, a empresa japonesa de investimentos e comércio Mitsui comprou 34% de participação no projeto, através da MIT Argentina Generation Holding LTD., uma filial da Mitsui.
Os empreendedores obtiveram financiamento para o projeto através das instituições financeiras KfW, DEG e FMO. A energia gerada pelo parque “Vientos Los Hércules” é parte de um contrato de abastecimento de 20 anos firmado com a Cammesa, que é o administrador argentino do mercado atacadista de energia, uma espécie de CCEE brasileira.
Fabienne Demol, vice-presidente executiva e diretora mundial de Desenvolvimento Comercial da Total Eren, comentou: “Estamos muito felizes por conquistar este novo objetivo na Argentina com nosso sócio Mitsui. O “Vientos Los Hércules” é o terceiro projeto de energia renovável da Total Eren em operação no país e logo vamos iniciar as operações do parque eólico Malaspina, na província de Chubut”.
Martin Parodi, diretor geral da Total Eren na Argentina, assim se manifestou: “Estamos muito contentes por alcançar a operação comercial do projeto “Vientos Los Hércules”, na província de Santa Cruz, depois de alguns anos de trabalho duro e muita perseverança, devido a insolvência de uma empresa que contratamos, além de todas as dificuldades surgidas em consequência da Covid-19”.