Ranking de qualidade destaca Grupo Energisa
Da Redação, de Brasília (com apoio da Energisa) —
O Grupo Energisa teve nove de suas onze distribuidoras posicionadas entre as melhores do Brasil no ranking de qualidade no fornecimento de energia elétrica, divulgado, nesta semana, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A classificação mede a qualidade do fornecimento das empresas por meio do indicador de desempenho global de continuidade (DGC). A medição de qualidade é feita através de uma comparação entre o desempenho real das empresas e os limites anuais dos indicadores DEC (duração das interrupções) e FEC (frequência das interrupções).
A agência avaliou 46 concessionárias, divididas entre distribuidoras com mais ou menos de 400 mil clientes. Na relação das concessionárias de grande porte (mais de 400 mil unidades consumidoras), sete empresas do Grupo Energisa estão entre as 12 melhores. No Mato Grosso, por exemplo, a companhia teve os seus melhores indicadores históricos. Na prática, significa que as interrupções de energia aconteceram em menor quantidade e, quando aconteceram, duraram menos tempo.
Já entre as distribuidoras de pequeno porte, duas empresas do Grupo Energisa aparecem entre as oito melhores. A Energisa Borborema ficou com a 2ª colocação, com DGC de 0,27. A concessionária que atende seis municípios da Paraíba manteve o segundo lugar no ranking.
Ainda entre as grandes distribuidoras, a Energisa Mato Grosso e a Energisa Tocantins aparecem empatadas em 5º, com DGC de 0,63; em seguida vem a Energisa Minas Gerais em 7º, com DGC de 0,69. Já a Energisa Mato Grosso do Sul subiu três posições, saindo de 11ª posição em 2019 para 8º lugar no ranking de 2020, apresentando DGC de 0,70. Em 11º lugar ficou a Energisa Paraíba, com DGC de 0,73. Em 12º lugar se posicionou a Energisa Sergipe, com DGC de 0,75. Entre as pequenas empresas, a Energisa Nova Friburgo ficou na 8ª posição, com DGC de 0,57.
Adquiridas em 2018, a Energisa Acre e a Energisa Rondônia não foram incluídas no ranking. No entanto, as duas empresas apresentaram avanços significativos de resultados em relação à qualidade no fornecimento. Em dezembro de 2020, a Energisa Acre conseguiu o melhor FEC da série histórica, enquanto a Energisa Rondônia reduziu em 12,88 horas (26,5%) o DEC e em 6,22 vezes (26,6%) o FEC nos últimos 12 meses.
“Em um período tão desafiador como 2020, conseguimos garantir avanços na qualidade do nosso serviço, ao mesmo tempo em que adotamos medidas para a preservação da saúde de nossos colaboradores e clientes. Fizemos uma gestão minuciosa de envolvimento dos nossos times na formulação de soluções para questões que foram surgindo ao longo do ano. E colhemos o resultado: tivemos concessionárias que conseguiram até mesmo alcançar seus recordes históricos desses indicadores”, afirmou Giorelli de Sousa Filho, vice-presidente de distribuição do Grupo Energisa.