Governo indica Limp para presidir Eletrobras
Maurício Corrêa, de Brasília —
O secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp do Nascimento, foi indicado para a presidência da holding estatal Eletrobras. A indicação foi divulgada através de nota oficial do Ministério de Minas e Energia, no início da madrugada desta quinta-feira, 25 de março. Ele vai ocupar o cargo que ficou vago com a renúncia de Wilson Ferreira Junior.
Limp é engenheiro eletricista formado na Universidade Federal de Juiz de Fora, em 2007. Nesse mesmo ano, foi aprovado em concurso para a Aneel, na carreira de especialista em Regulação. Permaneceu na agência até 2015, quando virou consultor legislativo da Câmara dos Deputados, também por concurso.
Em 2018, voltou à Aneel, desta vez na condição de diretor nomeado. Seu mandato ia até 2022, mas, em março de 2020, renunciou ao aceitar o convite para se transformar no secretário de Energia Elétrica do MME.
Discretamente, pois de modo formal era subordinado à Secretaria-Executiva, passou a ser o braço direito do ministro Bento Albuquerque nessa área de energia elétrica.
Limp é considerado um bom conhecedor de assuntos de Engenharia Elétrica e, além disso, é possuidor de conexões políticas adequadas — uma condição muito valorizada para quem vive em Brasília, situação que construiu desde que se transferiu para a Câmara dos Deputados, em 2015.
“O Sr. Rodrigo foi indicado pelo acionista controlador, não tendo sido selecionado pela assessoria Korn&Ferry, mencionada no comunicado ao mercado de 25 de janeiro de 2021. Não obstante, ele foi avaliado e recomendado pelo Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração, entrevistado e aprovado, por maioria, pelo Conselho de Administração, e atende aos requisitos legais e de qualificação técnica necessários para o cargo”, assinala um “fato relevante” divulgado pela estatal.