Realizado leilão para sistemas isolados
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
A Aneel e a CCEE realizaram nesta sexta-feira, 30 de abril, o aguardado leilão de energia para suprimento dos Sistemas Isolados, negociando 54,7 MW de energia anual média para atender regiões do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Os contratos firmados, que somam R$ 355,5 milhões em investimentos, preveem fornecimento de eletricidade a partir de 1º de abril de 2023, se estendendo até 180 meses, a depender de cada localidade.
O certame, realizado de forma 100% virtual pela primeira vez, seguiu as diretrizes da Portaria MME n°. 341, de 11 de setembro de 2020, e ofertou projetos para usinas a biodiesel, gás natural e óleo diesel.
Quatro dos oito participantes se sagraram vencedores do leilão, por oferecerem o menor preço de venda da energia. O deságio médio foi de 19,4%.
Os vencedores terão prazo de dois anos para entregar as 23 centrais geradoras das 5 soluções de suprimento que propuseram para o abastecimento das localidades, ofertando carga diretamente para as distribuidoras que atendem o consumidor final.
“Por meio de leilões como esse, a Aneel melhora a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica, esse bem tão essencial à vida e à economia do país. Além disso, viabilizamos novos investimentos, que vão criar empregos e gerar renda para a população”, disse a diretora Elisa Bastos, da Aneel, relatora do processo do leilão.
Resumo dos resultados