ONS finaliza atualização do PDDT
Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS) —
De olho nos desafios futuros, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concluiu o processo de atualização do seu Plano Diretor de Desenvolvimento Tecnológico (PDDT). O documento mapeia e prioriza as evoluções tecnológicas que poderão ser implantadas em curto e médios prazos, assim como seus impactos na gestão da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) e potenciais melhorias. Em síntese, o PDDT é uma visão do ONS sobre tecnologias que potencializarão a evolução do setor elétrico.
Para os próximos anos foram elencadas iniciativas consideradas mais aderentes às tendências do futuro. Assuntos como: dados e informações; variabilidade e mudança climática; expansão de fontes renováveis; transmissão em corrente contínua; modernização do setor com os 3Ds (digitalização, descarbonização e descentralização); mercado e comercialização de energia; e operação em tempo real, foram considerados prioritários e nortearão os projetos em prol da inovação e do ganho em eficiência do Operador nos próximos anos.
Elaborado após amplo debate de diversos especialistas do próprio ONS, do setor elétrico brasileiro, da academia e de especialistas internacionais, o documento funciona como um sinalizador das ações e dos recursos financeiros e humanos que devem ser priorizados.