Venda de empresa na Índia envolve US$ 3,5 bi
Da Redação, de Brasília (com apoio do Adani Group/PRNewswire/AE) —
A Adani Green Energy assinou acordos de compra de ações para a aquisição de 100% de participação na SB Energy India do SBG (80%) e do Bharti Group (20%). A SB Energy India tem um portfólio total de energia renovável de 4.954 MW distribuídos por quatro estados da Índia. A transação marca a maior aquisição no setor de energia renovável da Índia, com valor empresarial de aproximadamente US $3,5 bilhões.
O portfólio consiste em ativos de serviços públicos em larga escala com 84% de capacidade solar (4.180 MW), 9% de capacidade híbrida eólica-solar (450 MW) e 7% de capacidade eólica (324 MW), com capacidade de energia solar operacional de 1.400 MW e mais 3.554 MW em construção
Todos os projetos contam com PPAs com vigência de 25 anos celebrados com contrapartes com rating soberano, como Solar Energy Corporation of India Ltd., NTPC Limited e NHPC Limited. Os ativos operacionais que fazem parte do portfólio são, principalmente, projetos relativos ao parque solar e foram construídos de acordo com as melhores práticas em governança, desenvolvimento de projetos, construção, operação e manutenção, resultando em um dos portfólios de energia renovável de mais alta qualidade no país.
Com esta aquisição, a Agel atingirá capacidade total renovável de 24,3 GW 1 e capacidade operacional renovável de 4,9 GW. Esta aquisição demonstra a intenção da Agel de ser líder em transição de energia sustentável em todo o mundo e a torna uma das maiores plataformas de energia renovável do mundo. A conclusão da transação está sujeita às condições e aprovações habituais.
Gautam Adani, presidente do Adani Group, disse: “Esta aquisição é mais um passo em direção à visão declarada em janeiro de 2020, em que estabelecemos nossos planos de nos tornarmos o maior participante no setor de energia solar do mundo até 2025 e, posteriormente, a maior empresa de energia renovável do mundo até 2030”.
Masayoshi Son, CEO do SoftBank Group Corp. assim comentou: “Criamos a SB Energy India em 2015 com o objetivo de ser uma empresa líder de mercado no setor de energia limpa para ajudar a impulsionar o crescimento da Índia com fontes de energia limpas e renováveis. Estamos imensamente orgulhosos de tudo que conquistamos”.
Sunil Bharti Mittal, presidente da Bharti Enterprises, está satisfeito que a SB Energy tenha encontrado um bom nicho para continuar sua jornada pioneira na construção da mais importante empresa de energia renovável da Índia. “O Adani Group mostra uma trajetória impressionante na construção de um parque gerador de energia limpa que crescerá ainda mais com a participação da SB Energy. Estou feliz que a Bharti possa desempenhar um papel construtivo em parceria com o SoftBank.”
A Adani Green Energy Limited (Agel) é parte do Adani Group com sede na Índia. A empresa desenvolve, constrói, possui, opera e mantém projetos de parques eólicos e solares conectados à rede de escala de serviços públicos. Seus principais clientes incluem a National Thermal Power Corporation (“NTPC”), a Solar Energy Corporation of India (“SECI”) e várias empresas estatais de distribuição.
Quanto ao SoftBank Group, é uma holding japonesa de investimento que inclui participações em provedores de telecomunicações, serviços de Internet, inteligência artificial, robótica inteligente, IoT e tecnologia de energia limpa. A Bharti Enterprises é considerado um dos principais grupos de negócios da Índia com interesses diversificados em telecomunicações, operações espaciais, serviços financeiros, imóveis, hotelaria, agricultura e alimentos. A Bharti Airtel, principal empresa do grupo, é uma empresa líder global de telecomunicações com operações em 18 países em toda a Ásia e África.