Minerva adquire 369 mil certificados I-REC
Da Redação, de Brasília (com apoio da Minerva Foods) —
A Minerva Foods, que opera no setor de exportação de carne bovina na América do Sul e é classificada como uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, anunciou a compra de mais de 369 mil certificados de energia renovável (I-REC) para 100% das operações, tornando-se a primeira empresa do setor a ter emissões líquidas zero no escopo 2.
Para o Brasil, a Minerva adquiriu certificados de energia eólica. Já para os países da América do Sul foram comprados os de energia mista, eólica e hidrelétrica, garantindo uma matriz energética renovável em todas as operações.
“Os certificados rastreiam os megawatts-hora consumidos e garantem que eles provêm de uma fonte renovável. Com isso viabilizamos uma nova forma de comprovar a rastreabilidade da energia que estamos consumindo. Essa meta de nosso compromisso com a sustentabilidade já foi atingida em 2020 e seguiremos dessa forma como parte da nossa estratégia para sermos Carbono Neutro até 2035”, afirma Taciano Custódio, diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods. “A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade, contribuindo com o combate ao aquecimento global e mudanças do clima”.
Com foco nas emissões, a companhia se comprometeu a reduzir em 30% a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos escopos 1 e 2 até 2030; e a manter sua matriz energética carbono neutro com 100% da energia advinda de fontes renováveis. Nos próximos anos, a Minerva Foods garantiu que ainda investirá até R$ 1,5 bilhão em projetos que ajudam a reduzir as emissões em toda a cadeia produtiva.
O International REC Standard, ou I-REC, é um sistema global que possibilita o comércio de certificados de energia renovável. Por meio da sua plataforma, empresas podem garantir que a energia que consomem seja proveniente de fontes renováveis. A certificação I-REC é considerada o meio mais prático e confiável de comprovar a origem de energia e de evidenciar os investimentos em sustentabilidade, além disso, os certificados viabilizam o cumprimento de metas de sustentabilidade de muitas organizações.
A Minerva Foods também está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile, por meio de sua subsidiária Athena Foods, empresa que nasceu líder no mercado global de exportação de carnes bovinas da América do Sul para o mundo. A Minerva Foods, junto à Athena Foods, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 16 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento.