Huawei divulga relatório de sustentabilidade
Da Redação, de Brasília (com apoio da Huawei) —
A Huawei divulgou nesta quinta-feira, 08 de julho, seu Relatório de Sustentabilidade de 2020. A empresa publica este relatório, anualmente, há 13 anos. O documento explica o progresso que a Huawei fez no ano passado em suas quatro estratégias de sustentabilidade: inclusão digital, segurança e confiabilidade, proteção ambiental, e um ecossistema saudável e harmonioso.
Segundo o relatório, para promover as energias renováveis, a Huawei implantou suas soluções de energia digital em mais de 170 países e regiões, atendendo a um terço da população mundial. Até o momento, essas soluções geraram 325 bilhões de kWh de eletricidade a partir de fontes renováveis e economizaram 10 bilhões de kWh de eletricidade. Esses esforços resultaram em uma redução de 160 milhões de toneladas nas emissões de CO2.
A empresa (que tem várias iniciativas no campo da energia elétrica, sempre no campo da tecnologia aplicada aos diversos segmentos) avalia que a pandemia de Covid-19 sobrecarregou os sistemas globais de educação e saúde de uma forma nunca antes vista. A Huawei tem usado soluções de TIC para fornecer às pessoas, em diferentes regiões do globo, acesso igualitário a educação e saúde de qualidade, desempenhando seu papel na luta contra a pandemia.
Em 2020, a Huawei lançou seus programas Skills on Wheels e Connecting Schools em mais de 200 escolas em todo o mundo, beneficiando mais de 60 mil pessoas. A Huawei também usou soluções de TIC para ajudar na reação à pandemia nas comunidades onde opera e forneceu assistência técnica a quase 90 países, apoiando as comunidades locais neste momento de grande necessidade.
Em 2020, a Huawei ajudou 22 áreas protegidas em 18 países a gerenciar recursos naturais e proteger a biodiversidade de forma mais eficiente usando suas tecnologias digitais. A Huawei também lançou a solução RuralStar Pro que fornece serviços de voz e banda larga móvel para vilas remotas e escassamente povoadas. Suas soluções RuralStar agora fornecem cobertura de rede para mais de 50 milhões de pessoas em comunidades remotas.
“Acreditamos que a tecnologia deva ser centrada nas pessoas”, disse Tao Jingwen, membro do conselho de administração e presidente do Comitê de DSC da Huawei, no relatório. “A tecnologia deve servir as pessoas de uma maneira que respeite plenamente seus direitos, garantindo poder de escolha e consentimento”.
A Huawei trata a segurança cibernética e a proteção da privacidade como suas principais prioridades. Em 2020, a Huawei lançou o software Process Trustworthiness Capability Framework and Assessment Criteria, os Critérios de Avaliação da Capacidade e Confiabilidade da Estrutura de Processos de Software, estabelecendo um conjunto completo de mecanismos confiáveis de produção de codificação. No final de 2020, a Huawei havia registrado 2.963 patentes relacionadas à segurança cibernética e proteção da privacidade em todo o mundo. No ano passado, a empresa assinou acordos de processamento de dados com mais de 5 mil fornecedores e realizou uma extensa due diligence para garantir a conformidade.
Apesar da pandemia e de estar na Entity List, a Huawei continuou a garantir a comunicação uniforme para mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo e a dar suporte à estabilidade das redes durante mais de 200 desastres e grandes incidentes.
“Um mundo inteligente precisa ser um mundo verde”, disse Liang Hua, presidente do Conselho de Administração da Huawei, no relatório. “Os avanços na tecnologia podem nos ajudar a entender e proteger melhor a natureza, mitigando o impacto da atividade humana no planeta. Acreditamos que a tecnologia pode funcionar em harmonia com a natureza e ajudar a tornar este mundo um lugar melhor”.
Como parte de seus esforços para criar um mundo digital mais verde e sustentável, a Huawei foca em reduzir as emissões de carbono, promover energias renováveis e contribuir para uma economia circular. Em 2020, as emissões de CO2 da Huawei por milhão de RMB (renminbi) de receita de vendas mostraram uma redução de 33,2% em comparação com o ano base (2012), superando a meta de 30% que a empresa estabeleceu em 2016.
Em 2020, a organização ambiental global sem fins lucrativos CDP classificou mais de 5.800 empresas por seus esforços para enfrentar as mudanças climáticas, e a Huawei foi uma das poucas empresas reconhecidas com uma classificação ‘A’ por suas ações para reduzir as emissões e mitigar os riscos climáticos e desenvolver a economia de baixo carbono.
A empresa também está usando materiais mais ecológicos, projetando seus produtos para maior longevidade, usando embalagens mais sustentáveis e reduzindo o desperdício. Combinadas, essas ações ajudarão a promover uma economia circular.
Além de agregar valor aos negócios de seus clientes, a Huawei reconhece a importância de gerar valor social para todas as partes interessadas e fomentar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
A Huawei se preocupa com seus funcionários e coloca sua segurança em primeiro lugar. Durante a pandemia de Covid-19, a empresa tomou várias medidas para garantir a saúde e a segurança dos funcionários e ajudar os fornecedores e contratados a retomar o trabalho com segurança.
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. Com mais de 197 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 23 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.
O Relatório de Sustentabilidade de 2020 da Huawei pode ser encontrado em:
https://www.huawei.com/en/sustainability/sustainability-report