EDPR entra no mercado onshore britânico
Da Redação, de Brasília (com apoio da EDP Renováveis) —
A EDP Renováveis, considerada a quarta maior produtora mundial de energia renovável, celebrou contratos para a aquisição de um portfólio de energia eólica e solar de 544 MW no Reino Unido. A transação concretizou-se por meio de dois contratos separados com as empresas de energias renováveis Vento Ludens e Wind2 no valor total de até 71 milhões de libras esterlinas.
O portfólio consiste em um parque eólico de 5 MW em funcionamento comissionado em 2012, com uma tarifa de aquisição para 20 anos; 192 MW de projetos eólicos em fase avançada de desenvolvimento, que participarão nos próximos leilões de CfD e no mercado de PPA privado do Reino Unido, com o objetivo de iniciar operações até 2025. Também compreende 347 MW de projetos em desenvolvimento, incluindo 229 MW de energia eólica e 118 MW de energia solar.
Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDPR, destacou: “Os acordos que estabelecemos no Reino Unido, no âmbito do nosso plano de negócios 2021-25, representam um importante marco para a empresa. O Reino Unido é um velho conhecido da EDPR, não é por acaso que desenvolvemos parques offshore há anos no país. Entrar no mercado onshore do Reino Unido abre novas possibilidades para continuar a diversidade do nosso negócio. Este é um mercado fundamental para nós e continuaremos a estudar oportunidades que acrescentem valor e reforcem a nossa posição de liderança no setor das energias renováveis”.
O Reino Unido tem um perfil de baixo risco e um mercado de energia considerável de 325 TWh, um dos maiores da Europa. Recentemente, o governo do Reino Unido anunciou o objetivo de alcançar zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050 e sinalizou que, a partir de 2021, tanto a energia eólica como solar onshore poderão participar nos leilões de CfD, que devem ocorrer a cada dois anos até 2030. Além disso, o Reino Unido é um mercado muito líquido e tem um dos mercados de PPA (Power Purchase Agreement, ou acordo de compra e venda de energia) mais desenvolvidos da Europa, oferecendo várias vias para o portfólio.
Esta transação permite à EDPR estabelecer a sua presença no mercado onshore do Reino Unido com um portfólio considerável e tecnologicamente diversificado em diferentes fases de desenvolvimento, e oferece uma equipe de desenvolvimento experiente que focará em mais oportunidades no país.
Além disso, este portfólio reforça a presença global da EDPR no Reino Unido, diversificando e complementando a sua já longa presença offshore, onde tem, atualmente, 1 GW de capacidade bruta offshore em construção e 0.9 GW em desenvolvimento, através da Ocean Winds.
A entrada no mercado do Reino Unido está enquadrada no Plano de Negócios da EDPR para 2021-25, oferecendo diversificação e opcionalidade, reforçando ainda mais a posição de líder mundial da EDPR em energias renováveis.
Começa produção em parque eólico em Indiana (EUA)
Por meio da sua subsidiária EDP Renewables North America. a EDP Renováveis também anunciou que começou a produzir energia no seu parque eólico Headwaters II de 198 MW, em Indiana, Estados Unidos.
Esta segunda fase do parque eólico junta-se aos 200 MW operacionais do Parque Eólico Headwaters I, potencializa os significativos benefícios econômicos para as comunidades do entorno e marca um acréscimo à crescente carteira da EDPR como o maior operador de parques eólicos em Indiana. Por meio dos acordos de compra de energia executados, o Headwaters II também fornece ao Facebook e ao Walmart energia que irá ajudar estas empresas a alcançarem seus objetivos de sustentabilidade.
Ambas as fases do Parque Eólico Headwaters contribuem para os 1.199 MW de capacidade operacional da EDPR em Indiana, o que representa aproximadamente um terço de toda a capacidade de energia renovável instalada no Estado. A EDPR também desenvolveu o Parque Eólico Rosewater de 102 MW, que está agora operacional no Condado de White e sob nova propriedade, e o Parque Eólico Indiana Crossroads I de 302 MW, que está em construção no Condado de White e cuja propriedade será transferida após a realização de operações comerciais.
A EDPR também está construindo o Parque Solar Riverstart de 200 MW no Condado de Randolph e vai construir o Parque Eólico Indiana Crossroads II de 204 MW no Condado de White, com previsão para estar operacional em 2023. A adição de Riverstart e Indiana Crossroads II impulsionará a capacidade da EDPR para 1,6 GW no Estado, que é energia suficiente para alimentar o equivalente a mais de 410 mil casas médias de Indiana por ano.
O PPA de 15 anos do Facebook para 139 MW de potência da Headwaters II ajudará a empresa a atingir o seu objetivo de apoiar as suas operações com 100% de energia renovável e atingir emissões líquidas de carbono zero. Quanto ao Walmart, o seu PPA a longo prazo é de 60 MW de energia de Headwaters II e faz avançar os objetivos da empresa para alimentar as suas operações com energia 100% renovável.